Home
Tecnologia
Estudante descobre segredo do copo Stanley ao cortar produto ao meio
Tecnologia

Estudante descobre segredo do copo Stanley ao cortar produto ao meio

publisherLogo
Aventuras Na História
04/11/2024 21h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16389663/original/open-uri20241104-17-f31nc5?1730756000
©Reprodução/Instagram
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma estudante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) chamou atenção nas redes sociais ao compartilhar um vídeo em que corta um copo Stanley ao meio para desvendar o que permite que ele mantenha as bebidas geladas por tanto tempo.

"Você já teve curiosidade de saber o que tem dentro desse copo e o que o torna tão famoso?", pergunta ela no vídeo. "Bora abrir esse copo!", completa.

Explicação

No vídeo, a estudante aparece serrando o copo térmico e logo em seguida revela o interior.

“O momento da verdade: sabe o que tem dentro? Nada. Literalmente nada”, afirma. “E quando digo nada, é literalmente nada, porque agora está cheio de ar, mas antes havia um vácuo aqui dentro.”

Em seguida, ela explica como o copo consegue conservar a temperatura das bebidas. "Existem três formas de transferir calor: condução, convecção e radiação. Porém, a condução e a convecção precisam de um meio material para ocorrer".

A estudante conclui: "Então, a camada de vácuo ao redor do copo reduz significativamente a troca de calor, preservando a temperatura do líquido por mais tempo".

Empresa centenária

Atualmente entre os produtos mais queridos do público jovem e adulto estão os copos e garrafas térmicas Stanley, que prometem — e cumprem — manter nossas bebidas geladas por mais tempo. Porém, o que parece um fenômeno recente, na verdade, já é uma marca popular há mais de um século!

William Stanley Jr. foi um físico americano que registrou, ao longo de sua vida, a patente de vários produtos no campo da engenharia elétrica, como circuitos, bobinas de indução e peças de lâmpadas incandescentes. Porém, o que, de fato, marcaria seu nome na História foi a patente de uma garrafa térmica em 1913, que serviu como pontapé para uma nova era de produtos do tipo.

Leia a matéria completa: Stanley: Companhia responsável pelos copos surgiu em 1913

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também