Estudante descobre segredo do copo Stanley ao cortar produto ao meio
Aventuras Na História
Uma estudante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) chamou atenção nas redes sociais ao compartilhar um vídeo em que corta um copo Stanley ao meio para desvendar o que permite que ele mantenha as bebidas geladas por tanto tempo.
"Você já teve curiosidade de saber o que tem dentro desse copo e o que o torna tão famoso?", pergunta ela no vídeo. "Bora abrir esse copo!", completa.
Explicação
No vídeo, a estudante aparece serrando o copo térmico e logo em seguida revela o interior.
“O momento da verdade: sabe o que tem dentro? Nada. Literalmente nada”, afirma. “E quando digo nada, é literalmente nada, porque agora está cheio de ar, mas antes havia um vácuo aqui dentro.”
Em seguida, ela explica como o copo consegue conservar a temperatura das bebidas. "Existem três formas de transferir calor: condução, convecção e radiação. Porém, a condução e a convecção precisam de um meio material para ocorrer".
A estudante conclui: "Então, a camada de vácuo ao redor do copo reduz significativamente a troca de calor, preservando a temperatura do líquido por mais tempo".
Empresa centenária
Atualmente entre os produtos mais queridos do público jovem e adulto estão os copos e garrafas térmicas Stanley, que prometem — e cumprem — manter nossas bebidas geladas por mais tempo. Porém, o que parece um fenômeno recente, na verdade, já é uma marca popular há mais de um século!
William Stanley Jr. foi um físico americano que registrou, ao longo de sua vida, a patente de vários produtos no campo da engenharia elétrica, como circuitos, bobinas de indução e peças de lâmpadas incandescentes. Porém, o que, de fato, marcaria seu nome na História foi a patente de uma garrafa térmica em 1913, que serviu como pontapé para uma nova era de produtos do tipo.
Leia a matéria completa: Stanley: Companhia responsável pelos copos surgiu em 1913