Fóssil que se pensava ser de T-Rex revela nova espécie de tiranossauro
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4386/thumb/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png)
Aventuras Na História
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Um novo estudo analisou um fóssil de dinossauro descoberto na década de 1980 que se pensava se tratar de um Tyrannosaurus rex, o famoso e lendário predador pré-histórico. No entanto, o que os pesquisadores descobriram é que o fóssil em questão era, na verdade, de uma nova espécie de tiranossauro que viveu no sul de onde hoje é a América do Norte: o Tyrannosaurus mcraeensis.
Conforme afirma o estudo, a nova espécie pode ser considerada a espécie de dinossauro mais próxima do tiranossauro rex já conhecido. A nova pesquisa foi publicada na última quinta-feira, 11, na revista Scientific Reports.
+ O detalhe sobre o Tiranossauro Rex que Jurassic Park errou
De acordo com a Revista Galileu, a identificação do animal foi feita a partir de um crânio parcial fossilizado. Ele foi encontado originalmente na década de 1980 na Formação Hall Lake, no estado norte-americano de Novo México. Atualmente, a caixa craniana pode ser vista no Museu de História Natural e Ciência do Novo México (NMMNHS).
![](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.uol.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2024%2F01%2Ftiranossauro-1.jpg)
Segundo Spencer Lucas, um dos autores do artigo e curador de paleontologia no museu, em entrevista ao IFLScience, "o crânio/mandíbula foi originalmente descrito e atribuído ao T-Rex em 1986." Porém, desde então, muitas novas descobertas foram feitas acerca do poderoso predador, o que permitiu apontar que a antiga descoberta não se tratava realmente de um tiranossauro rex.
Diferenças na espécie
Embora o Tyrannosaurus rex e o Tyrannosaurus mcraeensis sejam bastante semelhantes, sendo inclusive comparados no tamanho (ambos chegavam a até 12 metros de comprimento, desde a cabeça até a cauda), algumas mudanças sutis na forma e articulação entre os ossos possibilitaram identificar a nova espécie, afirmam os pesquisadores em comunicado.
Spencer Lucas cita, por exemplo, que as mandíbulas da nova espécie são mais longas e rasas que as do tiranossauro rex comum, o que sugere que ela "provavelmente tinha menos força de mordida do que um T-Rex". Sem mencionar que o Tyrannosaurus mcraeensis viveu entre 71 e 73 milhões de anos atrás, ou seja, aproximadamente 6 ou 7 milhões de anos antes mesmo de o Tyrannosaurus rex surgir. Ainda assim, a alimentação de ambos era baseada em carne.
Além disso, o artigo também sugere que os tiranossauros podem ter evoluído na região sul de um antigo continente insular chamado Laramidia. Uma grande ilha, ele teria existido entre 100 e 66 milhões de anos atrás, e se estendia pela área entre onde hoje existem o Alasca e o México.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)