Luto: Duolingo anuncia 'morte' da icônica coruja verde do aplicativo
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4386/thumb/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png)
Aventuras Na História
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Uma notícia triste abalou o mundo do aprendizado de idiomas: a coruja verde que estampava o logotipo do Duolingo não existe mais. A empresa americana por trás do famoso aplicativo anunciou o falecimento de seu querido mascote, Duo, que se tornou um símbolo da plataforma durante a pandemia de Covid-19.
A "morte" de Duo segue os passos do pássaro azul do Twitter, que também desapareceu após a aquisição da plataforma por Elon Musk e sua mudança de nome para X. A coruja, aparentemente, foi vítima de uma reformulação corporativa, como informado em uma publicação no X (antigo Twitter) na última terça-feira, 11.
"É com pesar que informamos que Duo, formalmente conhecido como Duolingo Owl, está morto", escreveu a empresa em seu perfil. "As autoridades estão investigando a causa da morte e estamos cooperando totalmente. Para ser sincero, ele provavelmente morreu esperando você fazer sua lição, mas o que sabemos?", acrescentou o Duolingo, em tom de brincadeira.
Fundada em 2011, a empresa oferece mais de 100 cursos que abrangem mais de 40 idiomas em sessões curtas, e ganhou popularidade durante a pandemia, quando muitas pessoas decidiram usar o tempo livre para aprender um novo idioma.
Ainda na publicação, a empresa fez um apelo bem-humorado: "Estamos cientes de que ele tinha muitos inimigos, mas pedimos gentilmente que você se abstenha de compartilhar o motivo pelo qual o odeia nos comentários. Se você se sentir inclinado a compartilhar, inclua também o número do seu cartão de crédito para que possamos inscrevê-lo automaticamente no Duolingo Max (o serviço de assinatura premium da empresa) em sua memória."
E as mensagens não pararam por aí. "Agradecemos por respeitar a privacidade de Dua Lipa neste momento", concluiu a empresa, em referência à paixão da coruja pela cantora e compositora.
Em uma publicação anterior em seu site, o Duolingo descreveu a estrela como o "interesse amoroso não correspondido" da coruja, e chegou a mostrar aos usuários como dar instruções e ordens em inglês usando as letras de Dua Lipa.
Viral
Segundo a CNN, o anúncio da "morte" de Duo se tornou viral, com a publicação sendo vista mais de 47 milhões de vezes até a manhã desta quarta-feira, 12. Um usuário respondeu: "Bro passou seus últimos dias me implorando para aprender francês… e eu o ignorei… Nunca vou me recuperar disso." Outro disse: "Eles suspeitam de crime?".
Em uma postagem seguinte, o Duolingo escreveu: "Em vez de flores, faça uma aula de Duolingo." A empresa atualizou sua foto de perfil no X com uma imagem da coruja com cruzes sobre os olhos e a língua para fora. Sua postagem inicial foi coberta com o que parece ser um novo logotipo no formato de um chapéu de cowboy.
![Foto](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fduolingomorto.jpg)
O ícone do aplicativo também mudou para a aparência de "morto", mas dentro do aplicativo ele parece estar vivo e bem. O Duolingo disse à CNN em um e-mail que planejava revelar mais nas redes sociais na quarta-feira sobre a "verdade chocante (e possivelmente absurda) por trás de sua morte prematura".
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)