TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Missão JUICE é lançada, com o intuito de explorar Júpiter e suas luas
Tecnologia

Missão JUICE é lançada, com o intuito de explorar Júpiter e suas luas

publisherLogo
Aventuras Na História
14/04/2023 18h25
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15507523/original/open-uri20230414-18-1yhqerp?1681500003
©Divulgação/NASA, ESA, and A. Simon (GSFC)/Creative Commons
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla original em inglês) lançou nesta sexta-feira, 14, a missão JUICE, que tem como objetivo explorar o gigante gasoso Júpiter e três de seus satélites naturais.

O nome da missão, JUICE, é uma sigla para Jupiter Icy Moons Explorer, que, em uma tradução livre, significa "explorador das luas geladas de Júpiter". Uma espaçonave foi enviada a bordo de um foguete Ariane 5, que, segundo informações da CNN, foi lançado do porto espacial europeu de Kourou, na Guiana Francesa.

Depois de 28 minutos de lançamento, a espaçonave da missão se separou do foguete, e vai começar a implantar painéis solares, antenas e outros instrumentos. Após instalar todos os equipamentos, a máquina ainda passará por testes durante três meses. A missão só alcançará o maior planeta do nosso sistema solar daqui a oito anos.

Chegando lá

Para chegar a Júpiter, a espaçonave da missão JUICE usará alguns estilingues gravitacionais na Terra, na Lua e em Vênus para ajudar na jornada até o gigante gasoso. Em 2031, quando chegar ao seu destino, os equipamentos da missão irão orbitar o planeta durante três anos e meio, realizando sobrevoos em três de seus satélites naturais: as luas Ganimedes, Calisto e Europa.

Ao fim de sua missão, a JUICE orbitará Ganimedes, e será a primeira espaçonave a orbitar um satélite natural que não seja a Lua no nosso sistema solar. A parte das "luas geladas" do nome faz referência à superfície coberta de gelo desses três satélites, que poderiam conter oceanos subterrâneos com potencial para abrigar vida.

Outra missão irá para Júpiter, a ser lançada no próximo ano. A Europa Clipper, da NASA, provavelmente vai chegar no planeta gasoso em abril de 2030 e vai realizar cerca de 50 sobrevoos da lua de Europa, planejando chegar tão próximo quanto 25 quilômetros da superfície do satélite natural.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também