Museu fará sessão para observação de raro 'alinhamento planetário'

Aventuras Na História






O Museu de Arte e Ciência de Campina Grande (MAC), em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizará uma experiência única no próximo dia 28 de fevereiro: uma sessão especial de observação astronômica para acompanhar o raro alinhamento planetário.
O evento gratuito, que acontece nos jardins do MAC, proporcionará aos participantes a oportunidade de observar, ao vivo, os planetas do Sistema Solar alinhados no céu.
Entre os dias 25 e 28 de fevereiro de 2025, o céu oferecerá um espetáculo raro: até sete planetas poderão ser vistos simultaneamente. A olho nu, o público poderá observar os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, sendo Vênus o mais brilhante e Mercúrio o mais difícil de perceber.
Com o auxílio de binóculos e telescópios, também será possível ver Urano e Netuno, que aparecerão como pequenos pontos azul-esverdeados.
Além dos planetas, a Lua fará parte do evento, movendo-se ao longo dos dias e alinhando-se com os astros. No dia da observação, a Lua será um guia para identificar os planetas no céu. A sessão de observação no MAC será uma oportunidade única de aprender mais sobre o funcionamento do Sistema Solar e a movimentação dos corpos celestes.
Programação e participação
Antes da sessão de observação, os participantes poderão assistir à palestra “Alinhamento dos Planetas: Popularização da Astronomia, através do conhecimento dos movimentos dos astros do Sistema Solar”, que acontecerá às 17h.
A palestra apresentará e discutirá o Grande Alinhamento Noturno dos planetas Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte, fenômeno raríssimo que só voltará a ocorrer em 2492, daqui a 467 anos.
Os ministrantes da palestra serão José Nivaldo Mangueira de Assis e Thiago Clemente de Lima, especialistas na área com vasta experiência em popularização da astronomia.


