Na Europa, salmão vegano feito a partir de impressora 3D começa a ser vendido
Aventuras Na História
A Revo Foods lançou um novo produto chamado "The Filet" (O Filé, em português), que se destaca por ser 100% vegano e produzido principalmente a partir de micoproteína, uma proteína derivada de fungo filamentoso. Além de ser vegano, o "salmão" também não contém glúten ou açúcar.
A micoproteína usada no The Filet é elogiada pela sua textura natural semelhante à carne, além de requerer um mínimo de processamento. É também mais sustentável, pois demanda menos recursos, incluindo água, em comparação com outras fontes de proteína.
Essa inovação resultou de uma colaboração com a startup sueca Mycorena, que co-desenvolveu o ingrediente, conhecido como "Promyc", especificamente para fins de impressão 3D de alimentos. A Revo Foods afirma ter desenvolvido a primeira tecnologia de impressão 3D em massa para a produção de alimentos, por meio de sua tecnologia 3D-MassFormer. Isso abre novas possibilidades no mercado de alternativas ao consumo de carne.
A empresa, fundada em 2020, a Revo Foods já produz alternativas à base de plantas inspiradas em peixes, como salmão e atum, definindo-se como uma "companhia de peixes que salva peixes". A empresa destaca seu compromisso com a sustentabilidade, alegando ter "salvo" 18.908 peixes até agosto de 2023 e reduzido significativamente o uso de água e emissões de CO2 em comparação com a produção tradicional de salmão.
Preço do salmão
O objetivo da Revo Foods é contribuir para a preservação do ecossistema marinho por meio de inovação e tecnologia. A empresa faz parte da rede da EIT Food, uma organização sem fins lucrativos cofinanciada pela União Europeia, de acordo com a CNN Brasil.
O produto "The Filet" já está disponível em alguns supermercados na Europa e pode ser adquirido no site da Revo Foods, com entregas para a Áustria e a Alemanha. O preço de 130 gramas é de 6,99 euros, aproximadamente R$ 36.