TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
O poço de 7.275 anos que pode ser a construção de madeira mais antiga do mundo
Tecnologia

O poço de 7.275 anos que pode ser a construção de madeira mais antiga do mundo

publisherLogo
Aventuras Na História
14/04/2025 20h00
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16506524/original/open-uri20250414-18-5f6glb?1744661175
©Divulgação/Centro Arqueolólico Olomouc
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Em 2018, durante as obras para a construção da rodovia D35 na cidade de Ostrov, na República Tcheca, uma equipe de arqueólogos fez uma descoberta extraordinária: encontraram um poço surpreendentemente bem preservado que, segundo estudos, pode ser a estrutura de madeira mais antiga que se tem notícia — com 7.275 anos.

O achado intrigou os especialistas, especialmente pela sofisticação de sua construção, realizada com ferramentas rudimentares feitas apenas de pedra, osso, chifre e madeira.

A construção deste poço é única", disse chefe do Centro Arqueológico de Olomouc, Jaroslav Peška, de acordo com o portal All That's Interesting.

"Traz marcas de técnicas de construção usadas nas idades do Bronze e do Ferro e até na Idade Romana. Não tínhamos ideia de que os primeiros agricultores, que só tinham ferramentas feitas de pedra, ossos, chifres ou madeira, eram capazes de processar a superfície dos troncos derrubados com tanta precisão", contou.

Anéis de crescimento

Uma análise dendrocronológica — método que examina os anéis de crescimento das árvores — revelou que os troncos de carvalho usados para construir o poço foram cortados entre os anos 5266 e 5255 a.C., ou seja, há aproximadamente 7.275 anos.

Essa precisão surpreendeu os pesquisadores e elevou a estrutura a uma posição de destaque como uma forte candidata ao título de mais antiga do mundo feita em madeira, com data confirmada cientificamente.

Estrutura de madeira teria mais de 7 mil anos / Crédito: Divulgação/Centro Arqueolólico Olomouc

 

Com aproximadamente 80 cm por 80 cm de base e 1,40 m de altura, vale destacar, o poço foi construído com quatro postes de carvalho nos cantos e tábuas cuidadosamente encaixadas entre eles.

Peças reaproveitadas

Um fato curioso: dois dos postes usados na estrutura foram cortados de três a nove anos antes dos demais, o que sugere que já haviam sido empregados em outra construção antes de serem reaproveitados no poço. Além disso, uma das tábuas também data de um período anterior — entre 7.261 e 7.244 anos atrás —, o que leva os especialistas a acreditarem que tenha sido utilizada em um reparo posterior na estrutura.

A fonte destaca que as madeiras se projetavam abaixo do solo para alcançar o lençol freático — um indício claro de conhecimento sobre fontes de água subterrânea.

Presença humana

Apesar de fragmentos de cerâmica encontrados em seu interior sugerirem a presença humana durante o início do Neolítico, não foram identificados vestígios de habitações próximas.

Isso levou os arqueólogos a acreditarem que o poço atendia a diferentes comunidades da região, em um período marcado pela transição de sociedades caçadoras-coletoras para comunidades agrícolas fixas.

Poço encontrado em Ostrov / Crédito: Divulgação/Centro Arqueolólico Olomouc

 

"Acreditamos que foi usado pelos colonos durante o que chamamos de Revolução Neolítica, durante a transição de um estilo de vida de caça e coleta para um de agricultura e assentamentos", disse Peška.

Essas pessoas provavelmente construíram casas estruturadas de forma simples e domesticaram animais."

Preservação

Segundo o All That's Interesting, o estado de preservação da estrutura se deve ao fato de ter ficado submersa por séculos. Detalhes sobre a descoberta foram publicadas em artigo do Journal of Archaeological Science, em 2020. 

Para garantir sua integridade, o poço passou por um processo de conservação delicado, no qual suas tábuas de madeira estão submersas em uma solução de sacarose — o açúcar irá preencher as células da madeira, preservando sua forma original. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também