Pegadas de dinossauro com cauda de clava são encontradas no Canadá

Aventuras Na História






Pela primeira vez na história, pegadas de dinossauros com três dedos, armadura e cauda de clava foram encontradas. A descoberta foi descrita em um novo estudo publicado na revista científica Journal of Vertebrate Paleontology, e ocorreu na província de Colúmbia Britânica, no Canadá.
Segundo o estudo, as pegadas fossilizadas correspondem a um anquilossauro. Este animal, repercute a Revista Galileu, tinha apenas três dedos em seus pés, e uma cauda característica em forma de clava, que era usada como arma. A nova espécie foi batizada pelos pesquisadores como Ruopodosaurus clava.
"Embora não saibamos exatamente como era o dinossauro que produziu as pegadas do Ruopodossauro, sabemos que ele teria cerca de 5 a 6 metros de comprimento, era pontiagudo e blindado, e tinha uma cauda rígida ou uma cauda de clava completa", descreve em comunicado a curadora de paleontologia do Royal BC Museum, Victoria Arbour.
No estudo, também é descrito que os fósseis datam de entre 100 milhões e 94 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo. As pegadas fósseis foram encontradas na região de Tumbler Ridge, no Canadá.

Diferentes espécies
Também no comunicado, o consultor científico do Museu de Tumbler Ridge, Charles Helm, comenta: "desde que dois jovens descobriram uma trilha de anquilossauro perto de Tumbler Ridge no ano 2000, anquilossauros e Tumbler Ridge são sinônimos. É realmente empolgante saber agora, por meio dessa pesquisa, que há dois tipos de anquilossauros que chamavam essa região de lar e que o Ruopodossauro só foi identificado nessa parte do Canadá".
Por fim, vale destacar que o estudo demonstra que os dois tipos principais de anquilossauros conhecidos — os nodossaurídeos e anquilossaurídeos —, bem como essa nova espécie descrita com três dedos, coexistiram na região durante o Cretáceo.


