Planeta do tamanho da Terra a somente 40 anos-luz é detectado pela Nasa
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4386/thumb/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png)
Aventuras Na História
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
Cientistas utilizando um telescópio espacial da NASA fizeram uma descoberta fascinante: um planeta com características semelhantes às da Terra, localizado relativamente próximo ao nosso sistema solar, que pode ser propício para a vida.
Este exoplaneta, denominado Gliese 12 b, orbita uma pequena e fria estrela anã vermelha situada a aproximadamente 40 anos-luz de distância, na constelação de Peixes. Através do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA, a equipe identificou que Gliese 12 b tem um diâmetro cerca de 1,1 vezes maior que o da Terra, tornando-o similar ao nosso planeta e também a Vênus, frequentemente chamado de "gêmeo" da Terra no sistema solar.
Gliese 12 b orbita sua estrela, Gliese 12, tão de perto que um ano no planeta equivale a apenas 12,8 dias terrestres. No entanto, devido ao fato de que a anã vermelha Gliese 12 possui apenas um quarto do tamanho do Sol e é muito mais fria, o planeta, apesar de sua proximidade com a estrela, está na zona habitável do seu sistema.
Esta região, conhecida como "Zona Cachinhos Dourados", é a área ao redor de uma estrela onde as temperaturas não são nem muito quentes, nem muito frias, permitindo a existência de água líquida, um componente essencial para a vida.
Zona habitável?
O mais interessante é que este é um planeta que está realmente próximo; na verdade, é um dos planetas em trânsito mais próximos da Terra", disse Larissa Palethorpe, cientista da University College of London, que co-liderou a pesquisa com Shishir Dholakia, astrofísico da University of Southern Queensland, ao Space.com. "Ou está na zona habitável da sua estrela ou está mesmo no limite dela — portanto, pode ser habitável".
Gliese 12 b recebe cerca de 85% da radiação que Vênus recebe do Sol, mas sua temperatura de superfície é muito mais amena, estimada em 42 graus Celsius, comparada aos abrasadores 464 graus Celsius de Vênus. Enquanto a Terra e Vênus estão ambas na zona habitável do Sol, apenas a Terra suporta vida e possui uma atmosfera favorável, enquanto Vênus é inóspito.
Estudar Gliese 12 b pode nos ajudar a entender as razões dessas diferenças. A equipe agora investigará se Gliese 12 b possui uma atmosfera. Se houver, é provável que seja fina, o que é uma boa notícia para a habitabilidade do planeta, de acordo com o portal Live Science.
Mesmo que não tenha uma atmosfera, Gliese 12 b ainda pode ser um objeto valioso para a pesquisa sobre vida em outras partes da Via Láctea, especialmente considerando que anãs vermelhas são o tipo de estrela mais comum na nossa galáxia, mas sobre as quais ainda sabemos relativamente pouco em termos de sistemas planetários.
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)