Primeira imagem feita por sonda japonesa na Lua é divulgada
Aventuras Na História
A Agência Espacial do Japão (Jaxa) divulgou nesta quinta-feira, 25, a primeira imagem capturada pela sonda não tripulada "SLIM" durante a histórica missão de exploração lunar do país. A Universidade Doshisha, parceira no projeto, foi responsável por compartilhar a fotografia do solo lunar.
Na imagem, é possível visualizar o terreno acidentado da Lua e o módulo que transportou as sondas japonesas até o satélite natural da Terra.
De acordo com o portal Metrópoles, o pouso na Lua, denominado alunissagem, foi realizado com êxito na última sexta-feira, 19 de janeiro, representando um feito histórico.
Características da SLIM
Denominado "SLIM", que significa Módulo de Pouso Inteligente para Investigar a Lua em inglês, esse módulo possui dimensões de aproximadamente 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura.
Ele conduziu duas sondas, sendo uma delas, responsável pela captura da imagem, apenas um pouco maior do que uma bola de tênis, enquanto a outra tem tamanho um pouco maior do que uma caixa de sapatos.
O desenvolvimento de ambas as sondas contou com a colaboração da empresa Sony e de uma fabricante de brinquedos.
Confira a imagem divulgada: