Primeiro negro candidato à astronauta dos EUA vai ao espaço após 60 anos
Aventuras Na História
60 anos após ter sido 'rejeitado' pela NASA, Ed Dwight, o primeiro candidato negro a astronauta da América, finalmente voou para o espaço no último domingo, 19, a bordo da capsula Blue Origin, da empresa de foguetes de Jeff Bezos.
Conforme recorda o NY Post, Dwight atuava como piloto da Força Aérea na década de 1960, quando o então presidente John F. Kennedy o defendeu como candidato para o primeiro grupo de astronautas da NASA. No entanto, ele não foi escolhido para a turma de 1963.
Agora com 90 anos, Ed Dwight passou alguns minutos sem gravidade ao lado de outros cinco passageiros da cápsula Blue Origin — num voo que durou aproximadamente dez minutos. "Uma experiência de mudança de vida", disse, segundo o Post.
Achei que realmente não precisava disso na minha vida", disse logo após sair da cápsula. "Mas, agora, eu preciso disso na minha vida…. Estou em êxtase".
Embora breve, o voo o tornou o novo recordista de pessoa mais velha a viajar para o espaço; quebrando por dois meses a marca que pertencia a William Shatner, ator de Star Trek, que realizou uma viagem parecida em 2021.
Astronauta preterido
Ed Dwight esteve entre os astronautas em potencial que a Força Aérea dos Estados Unidos recomendou à NASA, no entanto, ele acabou não sendo escolhido para a turma de 1963, que incluiu eventuais astronautas das missões Gemini e Apollo, incluindo Buzz Aldrin e Michael Collins.
A NASA não trabalhou com astronautas negros até 1978, quando a agência espacial contratou Guion Bluford. Ele se tornou o primeiro afro-americano no espaço ao fazer parte da equipe da STS-8 Challenger, lançada em agosto de 1983.