Relembre o primeiro registro de um dinossauro comendo um mamífero
![publisherLogo](https://timnews.com.br/system/media_partners/image_1x1s/4386/thumb/Aventuras_na_Histo%CC%81ria.png)
Aventuras Na História
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)
No ano 2000, foi descrita pela primeira vez a descoberta do fóssil de um pequeno espécime de dinossauro que viveu nas antigas florestas da atual China há 120 milhões de anos, durante o Cretáceo Inferior.
Chamado de Microraptor, ele tinha o tamanho aproximado de um corvo moderno, tinha penas longas em seus braços e pernas, e deslizava provavelmente por árvores, alimentando-se de pequenos animais.
No entanto, mais de 20 anos após esse primeiro estudo, o professor Hans Larsson, da Universidade McGill, no Canadá, descobriu algo que ninguém havia observado até então no fóssil. Ali, havia também os restos de outro animal: a pata de um mamífero entre as costelas.
Com o dr. David Hone, da Universidade Queen Mary de Londres, e outros colegas do Canadá, Estados Unidos e China, Larsson publicou, em 2022, um estudo na revista Journal of Vertebrate Paleontology registrando o que marcou o mundo da Paleontologia como o primeiro incidente conhecido de um dinossauro se alimentando de um mamífero. Relembre o estudo!
![](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fmicroraptor.jpg)
Dieta diversificada
Encontrada quase completa, a pata do mamífero pertencia a um animal pequeno, com o tamanho aproximado ao de um camundongo moderno, explicaram os pesquisadores no estudo.
Após uma análise dos ossos, os especialistas puderam afirmar que se tratava de um mamífero que vivia principalmente no chão, e não era um bom escalador. Por conta destas características, além das já mencionadas do Microraptor, era uma opção interessante para o dinossauro.
Vale mencionar que outros estudos já haviam descrito outros animais que serviriam de alimento para o Microraptor, incluindo um pássaro, um lagarto e um peixe.
Porém, a evidência mais recente de que ele também comia mamíferos comprova que o dinossauro tinha uma dieta bastante diversificada, e que, aparentemente, não tinha alguma preferência alimentar.
![](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fmicroraptor-1.jpg)
Além disso, é importante pontuar que não é claro se o Microraptor atacava e se alimentava diretamente dos animais mencionados, ou até se utilizava animais mortos como quitute, tornando-os assim também carniceiros. Porém, é possível afirmar que o mamífero se enquadra no perfil, quanto a tamanho e estilo de vida, para ser predado pelo Microraptor.
Dinossauro temível?
Em comunicado, David Hone afirmou que "é tão raro encontrar exemplos de comida dentro de dinossauros, então cada exemplo é realmente importante, pois fornece evidências diretas do que eles estavam comendo".
Embora esse mamífero absolutamente não tenha sido um ancestral humano, podemos olhar para trás e ver alguns de nossos parentes antigos sendo uma refeição para dinossauros famintos. Este estudo retrata um momento fascinante no tempo — o primeiro registro de um dinossauro comendo um mamífero —, mesmo que ele não seja tão assustador quanto qualquer coisa no Jurassic Park", complementa.
![](https://timnews.com.br/tagger/images?url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.com.br%2Fmedia%2Fuploads%2F2025%2F02%2Fmicroraptor-2.jpg)
Para aqueles que tentam imaginar como seria o dinossauro, o dr. Alex Dececchi, coautor do estudo, do Mount Marty College, nos Estados Unidos, acrescentou no comunicado:
"A grande coisa é que, como o seu gato doméstico que tinha aproximadamente o mesmo tamanho, o Microraptor teria sido um animal fácil de conviver, mas um terror se saísse, pois caçaria de tudo, desde pássaros em seu comedouro até camundongos em sua sebe ou os peixes em sua lagoa".
![icon_WhatsApp](/images/share/icon_WhatsApp.png)
![icon_facebook](/images/share/icon_facebook.png)
![icon_email](/images/share/icon_email.png)