TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Sonda captura imagem da menor — e mais misteriosa — lua de Marte
Tecnologia

Sonda captura imagem da menor — e mais misteriosa — lua de Marte

publisherLogo
Aventuras Na História
13/03/2025 16h15
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16482510/original/open-uri20250313-56-upql31?1741882584
©Agência Espacial Europeia
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

A caminho de um par de asteroides a mais de 177 milhões de quilômetros de distância da Terra, uma sonda espacial europeia tirou fotos da menor — e mais misteriosa — lua de Marte

Segundo repercutido pelo The Guardian, a sonda Hera capturou imagens do Planeta Vermelho e também de Deimos; sua pequena e irregular lua de 13 quilômetros de largura. Deimos orbita Marte junto de Fobos, que tem 22 quilômetros de largura.

A sonda da Agência Espacial Europeia passou por Marte a mais de 32.000 km/h, e foi capaz de tirar fotos do lado menos visto de Deimos — que está a uma distância de 995 km.

Esses instrumentos já foram testados antes, durante a partida de Hera da Terra, mas esta é a primeira vez que os empregamos em uma pequena lua distante, sobre a qual ainda não temos conhecimento", explicou Michael Kueppers, cientista da missão Hera. 

A lua de Marte

Deimos, a menor lua de Marte, está coberta de poeira, bloqueada por maré com o Planeta Vermelho; ou seja, sempre mostra a mesma face para a superfície do planeta. A rocha pode ser os restos de um impacto gigante com Marte ou um asteroide que foi capturado pela atração gravitacional do planeta.

Na foto de infravermelho tirada pelo gerador de imagens Hyperscout H, que está próximo da Hera durante um sobrevoo assistido por gravidade, Marte aparece azul-claro. Com ela foi feito uma manobra de estilingue ao redor do planeta, que impulsionará a espaçonave até um par de asteroides a mais de 177 milhões de quilômetros de distância da Terra — que deve ser alcançado em dezembro do ano que vem.

Já a menor lua de Marte aparece como uma mancha escura perto da parte inferior da imagem.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também