Home
Tecnologia
Telescópio Hubble pode ter encontrado possível menor exoplaneta com vapor de água
Tecnologia

Telescópio Hubble pode ter encontrado possível menor exoplaneta com vapor de água

publisherLogo
Aventuras Na História
26/01/2024 17h24
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16015948/original/open-uri20240126-56-13digs0?1706290080
©Reprodução / NASA
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Astrônomos, por meio de observações do Telescópio Espacial Hubble, anunciaram a detecção de vapor de água na atmosfera do exoplaneta GJ 9827d, tornando-se o menor planeta fora do Sistema Solar com essa característica. A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou a descoberta em um artigo ainda não revisado por outros cientistas.

GJ 9827d é aproximadamente duas vezes maior que a Terra e foi observado com temperaturas em torno de 425ºC, tornando-o um ambiente inóspito. A detecção do vapor de água abre caminho para uma compreensão mais profunda da diversidade atmosférica em planetas rochosos.

Segundo o coautor do estudo, Björn Benneke, da Universidade de Montréal, essa descoberta é significativa para a pesquisa de planetas com atmosferas ricas em água fora do nosso sistema solar.Benneke afirma: "Este é um passo importante para determinar a prevalência e diversidade de atmosferas em planetas rochosos".

No entanto, os cientistas destacam que é prematuro afirmar se a atmosfera do planeta é composta majoritariamente por água ou se há uma pequena quantidade de vapor de água em uma atmosfera rica em hidrogênio. A diferença entre essas possibilidades pode indicar se o planeta possui uma atmosfera primitiva de hidrogênio/hélio que evaporou sob a radiação estelar.

Nosso programa de observação foi projetado especificamente com o objetivo não apenas de detectar as moléculas na atmosfera do planeta, mas também de procurar o vapor d'água”, conta Pierre-Alexis Roy, principal autor do artigo. “Qualquer um dos resultados seria entusiasmante, quer o vapor de água seja dominante ou apenas uma espécie minúscula numa atmosfera dominada por hidrogênio”.

Novas possibilidades

Agora, os cientistas especulam sobre a composição do planeta, sugerindo duas possibilidades: GJ 9827d pode ser uma mistura de água e rocha, semelhante a um "mininetuno", ou uma versão mais quente de Europa, uma lua de Júpiter, com água em sua atmosfera, de acordo com a Galileu.

Essa descoberta possibilita estudos mais aprofundados, e a ESA sugere que o Telescópio Espacial James Webb, da NASA/ESA/CSA, pode realizar espectroscopia infravermelha para buscar outras moléculas atmosféricas e expandir o conhecimento sobre o GJ 9827d.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também