Tiranossauro rex: Veja o detalhe que "Jurassic Park" errou sobre o animal
Aventuras Na História
Um estudo internacional divulgado em 2023 traz à tona uma reinterpretação significativa sobre a aparência do tiranossauro rex, desafiando as representações populares, como as vistas na franquia "Jurassic Park".
O estudo, publicado na revista Science, sugere que o T-Rex provavelmente possuía lábios, ao invés de dentes expostos e irregulares, como frequentemente retratado. O detalhe torna o animal menos amedrontador.
Thomas Cullen, um dos coautores da pesquisa e professor de paleobiologia na Universidade de Auburn, explicou que os dinossauros terópodes, como o T-Rex, possuíam algum tipo de cobertura suave que protegia seus dentes.
"Animais como os T-Rex, os dinossauros terópodes, muito provavelmente tinham algum tipo de lábios, como um tecido macio que cobria sua boca" que acabavam por proteger os dentes, indicou Cullen.
A concepção anterior sustentava que esses dinossauros se assemelhavam a crocodilos, apresentando dentes visíveis mesmo com a boca fechada.
Contudo, o estudo recente não é conclusivo e se baseia em observações realizadas em espécimes de terópodes em museus, além de análises sobre o desgaste do esmalte dental em dinossauros e crocodilos.
Cullen destaca que a saúde do esmalte dental é essencial para sua integridade. "Assim como dentistas aconselham, o esmalte precisa estar hidratado para permanecer saudável. Quando exposto ao ar por períodos prolongados, ele pode se tornar frágil e suscetível a danos", explica.
O estudo revela que nos crocodilos vivos, o desgaste do esmalte é mais pronunciado na parte externa dos dentes, dado que estes animais não possuem lábios.
"Quando observamos a espessura do esmalte na parte interna e externa dos dentes dos grandes tiranossauros, não mostram essa configuração como um crocodilo", explicou, e sim um "mais parecido com um animal que tem lábios (...) A espessura do esmalte é a mesma no lado externo e interno".
Os pesquisadores também investigaram se os grandes dentes do T-Rex poderiam ser totalmente cobertos pelos lábios, realizando comparações com lagartos modernos que possuem dentes grandes.
Cullen relembrar que os dentes desses animais são tão grandes, que "parece quase inacreditável que esses dentes possam estar completamente cobertos pelos lábios e, no entanto, estão", disse ele. "E descobrimos que (...) essa relação de escala é quase idêntica nos dinossauros terópodes".
Cullen reconhece que a representação do tiranossauro em filmes como "Jurassic Park" refletia o conhecimento científico disponível na época de sua produção. No entanto, ele afirma que desde então houve um avanço considerável nas pesquisas sobre a aparência desses magníficos animais pré-históricos.