Two Point Museum: Jogo mistura arte e caos no gereciamento de um museu
Aventuras Na História
Já se perguntou como os jogos eletrônicos despertam a nossa curiosidade para experimentar diversas atividades? Two Point Museum, dos mesmos criadores de Two Point Hospital e Two Point Campus, tem uma proposta inovadora: despertar a paixão pelos museus.
Com lançamento previsto para 4 de março deste ano, o game promete levar os jogadores a uma jornada única pelo mundo da gestão de museus, combinando elementos educativos com o humor característico da franquia Two Point. Os jogadores serão desafiados a criar exposições, encontrar peças raras e garantir que seus museus sejam divertidos e educativos para os visitantes.
Assim como seus antecessores, Two Point Museum traz um toque de humor e caos a um tema sério. Os jogadores precisarão usar suas habilidades de gerenciamento para garantir que seus museus atinjam os objetivos e atraiam visitantes.
Adicionar novas peças às exposições é tão importante quanto ter uma loja de presentes de primeira linha e evitar que as crianças causem estragos ou que homens das cavernas descongelem e escapem de seus lugares.
Além de organizar as exposições, os jogadores também podem revisitar projetos anteriores para ajustá-los quantas vezes quiserem. Os jogadores podem até se inspirar em museus da vida real para criar réplicas personalizadas.
Criação
Em entrevista exclusiva ao site Aventuras na História, Ben Huskins, diretor de design da Two Point Studios, compartilhou os bastidores da criação do aguardado Two Point Museum.
A ideia de criar um jogo sobre gestão de museus surgiu durante um brainstorming da equipe, que buscava temas interessantes e diversificados para o universo do Condado de Two Point. A paixão por museus, com sua riqueza de exposições e itens, permitiu à equipe explorar a criatividade no design e na criação de elementos únicos para o jogo.
"Temos uma longa lista de temas, locais e ideias, mas para este jogo acabamos escolhendo o tema Museu. Achamos que os museus são legais e diversificados, e isso nos permitiu ser muito criativos no design de exposições, itens e outras decorações que os jogadores podem usar em seus museus", disse Ben.
Apesar de se passar no mundo fictício do Condado de Two Point, o jogo valoriza a educação dos visitantes: "A educação é uma parte muito importante do jogo e fundamental para a experiência dos visitantes. Se quiser obter as melhores avaliações deles, você precisará educá-los com estandes de informações ao lado de cada exposição e também organizar visitas guiadas", apontou o diretor.
Além disso, "especialistas podem analisar as exposições, aprofundando o conhecimento sobre cada item" o que também permite que os jogadores transmitam informações mais precisas aos visitantes.
O principal desafio na criação do jogo foi transformar as complexas tarefas envolvidas na administração de um museu em algo divertido e acessível. A equipe conversou com profissionais de museus de diferentes áreas para entender as nuances da profissão e simplificá-las.
"Nós queríamos simplificar isso para um conjunto de sistemas de jogo que o jogador pudesse entender, permitindo-lhe equilibrar os pratos sem se sentir sobrecarregado. Então pegamos o espírito de muitas dessas funções e criamos o jogo em torno de alguns dos principais aspectos", contou Huskins.
História e Arte
A Two Point Studios espera que o jogo contribua para popularizar os museus e despertar o interesse pela história da arte.
Esperamos que as pessoas sintam nosso entusiasmo pelos museus enquanto brincam", destacou Ben.
Segundo o diretor, Two Point Museum também apresenta novidades: "Os jogadores podem esperar novos recursos interessantes, como participar de Expedições, onde você envia seus melhores especialistas em aventuras para descobrir artefatos raros. Você pode se divertir muito com o layout do seu museu, especialmente com as novas divisórias. Você pode realmente moldar a jornada dos visitantes através do seu museu, de maneiras boas e ruins".
Além disso, o jogo também permite que as pessoas revisitem museus de níveis anteriores, oferecendo novos objetivos e desafios a serem completados.
Futuro
A Two Point Studios vê com entusiasmo o futuro da gamificação na educação e cultura, acreditando que a combinação de aprendizado e diversão pode ser uma ferramenta poderosa para motivar e inspirar as pessoas a aprenderem mais.
"Estou intrigado em ver novas maneiras pelas quais a gamificação pode ser aplicada a mais áreas da educação. Tem que ser feito da maneira certa, é claro, e é mais útil para algumas pessoas do que para outras, mas estruturar seu aprendizado para torná-lo divertido e atraente é uma ótima maneira de se manter motivado e inspirado para aprender mais", finalizou Ben na entrevista.
Two Point Museum tem o lançamento marcado para 4 de março para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, o jogo promete ser uma experiência divertida e educativa para jogadores de todas as idades.