Veja o líder da máfia italiana que foi preso graças ao Google Street View
Aventuras Na História
Em 2022, um homem chamado Gioacchino Gammino chamou atenção ao redor do mundo. Líder de máfia da Itália, ele acabou preso graças a tecnologia do Google Street View, presente no Google Maps.
Foragido por 20 anos, Gammino, então com 61 anos, foi encontrado em Galapar, 40 km de Madri, na Espanha. Lá, adotou um novo nome: Manuel. Mas, como isso foi possível?
Crimes
O mafioso foi detido, inicialmente, em 1984. Passou a ser procurado por crimes que tinham conexão com a máfia. Assim, ele foi capturado pelas autoridades em 1998, em Barcelona. Cumprido a pena de prisão perpétua, fugiu da prisão em 2002.
Astuto, conseguiu se esconder das autoridades durante duas décadas. Em Galapar, como citado acima, era conhecido pelas pessoas como Manuel. Além de se casar, passou a trabalhar como chef e até mesmo abriu um estabelecimento, explicou o The Guardian na época.
"Não é como se passássemos nossos dias vasculhando o Google Maps para encontrar fugitivos. Foram muitas e longas investigações anteriores que nos levaram à Espanha. Estávamos em um bom caminho, com o Google Maps ajudando a confirmar nossas suspeitas", explicou o promotor Francesco Lo Voi, ao The Guardian.
Localização exata
Diferentes investigações foram feitas para encontrar o criminoso e até mesmo um mandado de prisão europeu foi emitido em 2014. Ele foi rastreado na Espanha, contudo, foi a tecnologia que ajudou as autoridades a encontrar a sua exata localização.
Uma imagem disponibilizada pelo Google Maps revelou o paradeiro de Gioacchino. Na foto, ele conversa com uma pessoa na frente da loja "El Huerto de Manu". Por uma questão de privacidade, o rosto das pessoas não são exibidos pelo Google, assim, a placa em questão foi crucial.
O criminoso foi localizado quando as autoridades encontraram, no Facebook, uma página de um estabelecimento chamado Cocina de Manu. Localizado perto do local fotografado pelo Google, era especializado na cozinha siciliana.
Fim de jogo
Na rede social, foram encontradas imagens que mostram Gammino com trajes de chef. A cicatriz no queixo também ajudou a identificá-lo. No cardápio, outra pista: existia um prato chamado "Cena Siciliana", ou seja, uma clara referência.
Ainda segundo o The Guardian, Gioacchino se mostrou indignado ao ser encontrado: "Como você me encontrou? Faz 10 anos que nem ligo para minha família!", teria dito ele.