Home
Tecnologia
Qual a data do eclipse solar mais longo do século? Confira
Tecnologia

Qual a data do eclipse solar mais longo do século? Confira

publisherLogo
Bons Fluidos
11/11/2025 20h39
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/rss_links/images/51005/original/Bons_Fluidos.png?1764195908
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Marque no calendário: o dia 2 de agosto de 2027 entrará para a história da astronomia como a data do eclipse solar total mais extenso deste século. Confirmado pela NASA, este fenômeno promete mais de seis minutos de escuridão completa, superando em muito os eventos mais recentes.

O ponto máximo de escuridão total, onde a Lua encobrirá o Sol por impressionantes 6 minutos e 23 segundos, será alcançado no continente africano, próximo à cidade de Luxor, no Egito.

Um eclipse solar raro e poderoso

A longa duração do eclipse se deve a um alinhamento orbital singular, onde a Lua estará em uma posição que maximiza sua sombra projetada na Terra. O evento terá uma magnitude de 1,079 — índice que representa uma cobertura completa e profunda da luz solar —, intensidade que, segundo os astrônomos, só será observada novamente em um eclipse total no ano de 2150.

O auge do fenômeno será no Egito, mas também poderá ser observado em países como Espanha, Marrocos, Líbia, Tunísia, Arábia Saudita e Somália.

Apesar de ser um evento global, o fenômeno de totalidade não será visível no Brasil. No entanto, o espetáculo já está mobilizando turistas e cientistas de todo o mundo, com expedições sendo organizadas para os locais de observação privilegiada, especialmente no Egito, onde o céu estrelado em pleno dia permitirá a visão da coroa solar e de planetas mais brilhantes.

Veja no Twitter
twitter

It’s a full moon today! 🌕

Skywatchers in most of Africa, Europe, Asia and Australia may also see a lunar eclipse, or Blood Moon. Totality will begin around 1730 UTC and last for about 82 minutes.

No matter where you are, you can learn how eclipses work: https://t.co/qt42ek6ojZ pic.twitter.com/pxXFRnSjUE

— NASA (@NASA) September 7, 2025

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também