Bloqueio do YouTube leva a milhares de desinstalações de ad blockers
ICARO Media Group TITAN
O YouTube implementou recentemente uma medida para conter o uso de bloqueadores de anúncios em sua plataforma e os resultados foram surpreendentes.
Segundo o Wired, no mês de outubro, milhares de usuários desinstalaram os 'ad blockers' após o YouTube bloquear a reprodução de vídeos em navegadores com esse tipo de software ativo.
Diversas desenvolvedoras registraram um número recorde de desinstalações. O Ghostery informou que cerca de 90% dos usuários que desinstalaram o complemento justificaram a decisão como uma resposta às mudanças implementadas pelo YouTube. A AdGuard também identificou um padrão semelhante, observando que o número de desinstalações chegou a 52 mil no mesmo dia em que o YouTube ampliou o bloqueio aos ad blockers.
Além disso, o Ghostery apontou um aumento de 30% no uso de bloqueadores no navegador Microsoft Edge. Essa mudança ocorreu devido à troca de navegador, que funcionou como uma medida temporária para evitar o bloqueio do YouTube.
As empresas de ad blockers alegam que o YouTube aumentou significativamente a quantidade de anúncios veiculados simultaneamente à implementação da nova medida. Eles acreditam que o YouTube esteja testando a tolerância dos espectadores em relação a um maior número de anúncios.
No entanto, especialistas em publicidade online argumentam que o problema não está no anúncio em si, mas sim na forma como ele é apresentado. Campanhas invasivas, muito recorrentes ou muito longas, sem a opção de pular, são características que causam maior incômodo aos consumidores.