Cometa mais brilhante do ano já está visível no Hemisfério Sul
ICARO Media Group TITAN
O cometa mais brilhante de 2025, C/2024 G3 (ATLAS), recentemente descoberto pelos cientistas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), proporcionará um espetáculo celeste aos observadores do Hemisfério Sul entre esta segunda-feira (13) e sábado (18). O cometa, originário da Nuvem de Oort e com um período orbital estimado em 160 mil anos, atingirá seu ponto mais próximo do Sol, conhecido como periélio, nesta segunda-feira. Esta será uma oportunidade única de observar o evento, uma vez que o cometa só retornará às proximidades do Sol daqui a 160 mil anos.
Para os interessados em observar o cometa C/2024 G3 (ATLAS), os melhores momentos serão nos dias próximos ao periélio, especialmente para os habitantes do Hemisfério Sul. A passagem do cometa próximo ao Sol tornará sua visualização possível a olho nu, em locais com céus escuros e sem obstruções no horizonte. O uso de binóculos ou telescópios pode melhorar a experiência de observação, sendo recomendado escolher áreas rurais ou afastadas de grandes centros urbanos para minimizar a poluição luminosa.
Na terça-feira (14), o cometa estará mais favorável para a observação. Para localizá-lo, os interessados devem procurar o cometa no horizonte oeste, logo após o pôr do sol, entre 18h e 18h30min. A utilização de um bom binóculo, como um 10x50, pode facilitar a visualização. Além disso, o uso de mapas digitais e aplicativos como Stellarium ou SkySafary pode auxiliar na identificação da posição do cometa no céu.
Diante da expectativa gerada pela passagem do cometa C/2024 G3 (ATLAS), os entusiastas da astronomia têm a chance única de contemplar esse fenômeno celeste nos próximos dias. A previsão é de que o cometa seja visível até sábado, possibilitando observações inéditas e fascinantes para aqueles que se dedicarem a apreciar a beleza do universo.
Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram