Home
Tecnologia
Governo do Piauí lança plataforma de inteligência artificial
Tecnologia

Governo do Piauí lança plataforma de inteligência artificial

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
31/01/2025 18h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16452995/original/open-uri20250131-175-1ua193s?1738348922
©Lula Marques/Agência Brasil
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT, foto), anunciou o lançamento da SoberanIA, uma plataforma de inteligência artificial revolucionária baseada em dados em português. Prevista para fevereiro, a tecnologia será gerida pelo Estado do Piauí, garantindo autonomia em relação às grandes empresas de tecnologia. O supercomputador necessário para operar a plataforma já está instalado no datacenter do governo estadual e permitirá a disponibilização comercial da estrutura de IA para outras administrações. A SoberanIA contará com um vasto dataset em língua portuguesa, incluindo mais de 100 bilhões de palavras em sua primeira fase, que contribuirá para a qualificação do serviço público.

A presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), Ellen Gera, ressaltou que a IA será treinada exclusivamente com dados em português, o que possibilitará a especialização da plataforma com informações específicas do governo. Com isso, a SoberanIA terá um papel fundamental na melhoria dos serviços públicos por meio da inteligência artificial. Além disso, a plataforma abrirá caminho para a implementação de um "governo conversacional", permitindo que os cidadãos interajam com um chat programado para esclarecer dúvidas.

O governo do Piauí lançou, no ano passado, o programa "Protege Celular", que evoluiu para o CellGuard e foi adotado como medida nacional para combater o roubo de celulares. Com o objetivo de reduzir a criminalidade envolvendo dispositivos móveis, o sistema de rastreamento de celulares via IMEI tem se mostrado eficaz na recuperação de aparelhos e na prisão de receptadores. O estado realizou um esforço significativo, resultando no fechamento de 80 lojas ilegais, na prisão de mais de 30 receptadores e na recuperação de 6 mil celulares, o que levou a uma redução de 38% nos roubos de celulares em relação ao primeiro semestre de 2023.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X , Bluesky , Threads ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também