Home
Tecnologia
Justiça dos EUA analisa desmembrar Alphabet por monopólio de buscas online
Tecnologia

Justiça dos EUA analisa desmembrar Alphabet por monopólio de buscas online

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
14/08/2024 13h08
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16320904/original/open-uri20240814-76-1irc4qg?1723641854
©Justin Sullivan - 2024 Getty Images
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) está analisando a possibilidade de desmembrar a Alphabet Inc., empresa-mãe do Google, após uma decisão judicial concluir que a gigante da tecnologia exerce monopólio no mercado de buscas online.

A vitória no processo antitruste marca um avanço significativo para as ações do DoJ contra a Alphabet, segundo informações reveladas pela Bloomberg. O governo norte-americano está atento às possibilidades de sanções e medidas para equilibrar o mercado digital, considerando a influência dominante do Google no setor.

Caso a justiça considere as sanções propostas demasiadamente duras, o DoJ também está estudando outras opções, como forçar o Google a compartilhar dados com seus concorrentes e implementar medidas preventivas para impedir que a empresa tenha vantagem no mercado da Inteligência Artificial. Essa abordagem visa garantir uma competição mais justa e equilibrada no setor tecnológico.

Outras soluções em discussão no DoJ incluem fazer o Google abrir mão do sistema operacional Android ou vender a plataforma AdWords, o programa de anúncios na pesquisa do buscador.

Também está sendo estudada a possibilidade do Google ser obrigado a retirar sua participação do navegador Chrome, uma vez que ele já é de código aberto.

Por enquanto, o Departamento de Justiça segue em silêncio sobre o assunto, mas fontes garantem que "todas as cartas estão na mesa".

Por sua vez, o Google não se manifestou.

Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também