Justiça dos EUA analisa desmembrar Alphabet por monopólio de buscas online
ICARO Media Group TITAN
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) está analisando a possibilidade de desmembrar a Alphabet Inc., empresa-mãe do Google, após uma decisão judicial concluir que a gigante da tecnologia exerce monopólio no mercado de buscas online.
A vitória no processo antitruste marca um avanço significativo para as ações do DoJ contra a Alphabet, segundo informações reveladas pela Bloomberg. O governo norte-americano está atento às possibilidades de sanções e medidas para equilibrar o mercado digital, considerando a influência dominante do Google no setor.
Caso a justiça considere as sanções propostas demasiadamente duras, o DoJ também está estudando outras opções, como forçar o Google a compartilhar dados com seus concorrentes e implementar medidas preventivas para impedir que a empresa tenha vantagem no mercado da Inteligência Artificial. Essa abordagem visa garantir uma competição mais justa e equilibrada no setor tecnológico.
Outras soluções em discussão no DoJ incluem fazer o Google abrir mão do sistema operacional Android ou vender a plataforma AdWords, o programa de anúncios na pesquisa do buscador.
Também está sendo estudada a possibilidade do Google ser obrigado a retirar sua participação do navegador Chrome, uma vez que ele já é de código aberto.
Por enquanto, o Departamento de Justiça segue em silêncio sobre o assunto, mas fontes garantem que "todas as cartas estão na mesa".
Por sua vez, o Google não se manifestou.
Quer ficar informado? Siga nossas redes no Facebook , X ou nossos canais no WhatsApp e Telegram .