TIM News utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para personalizar a sua experiência e publicidade e recomendar conteúdo, de acordo com a nossa Privacidade . Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aceitar
Home
Tecnologia
Nova tecnologia de refrigeração promete substituir ar-condicionado tradicional
Tecnologia

Nova tecnologia de refrigeração promete substituir ar-condicionado tradicional

publisherLogo
ICARO Media Group TITAN
06/04/2025 13h21
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/16501351/original/open-uri20250406-75-1dbeb93?1743957250
©Reprodução/hkust.edu.hk
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Uma inovação tecnológica desenvolvida na Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong está sendo destaque pela sua capacidade de substituir os sistemas de ar-condicionado convencionais. A nova técnica de refrigeração elastocalórica utiliza o comportamento térmico de ligas metálicas sob compressão mecânica para resfriar ambientes de forma mais eficiente e sustentável. Diferentemente dos modelos atuais, essa solução inovadora não depende de gases poluentes como os hidrofluorocarbonetos (HFCs), que contribuem significativamente para o aquecimento global.

A tecnologia inovadora, que foi inicialmente descoberta nos anos 1980, foi aprimorada por cientistas da universidade, resultando em níveis de eficiência energética até 48% superiores aos sistemas tradicionais de refrigeração. O material utilizado no sistema se aquece ao ser comprimido e se resfria ao ser liberado, em um processo cíclico que promete ser mais econômico e eficaz. As ligas metálicas foram otimizadas para apresentar diferentes temperaturas de transição, garantindo um desempenho superior em diversas condições de uso.

Embora ainda em fase de testes na China, o potencial da nova tecnologia de refrigeração elastocalórica já chama a atenção. Publicada na renomada revista científica Nature Energy, a inovação apresenta um horizonte promissor de aplicação em diversos setores, incluindo residências, indústrias e veículos elétricos. A expectativa é que, no futuro, sistemas como esse possam não só reduzir custos, mas também minimizar os impactos ambientais causados pela refrigeração em nível mundial.

O anúncio feito pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong pode ser lido aqui .

Quer ficar informado? Siga a TITAN no WhatsApp , Facebook , X , BlueSky , Threads e Telegram .

Este artigo foi criado por humanos via ferramenta de Inteligência Artificial e não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também