Novas regras de segurança para o Pix entram em vigor a partir de hoje (1º)
ICARO Media Group TITAN
A partir de hoje (1º), o Pix adotará novas medidas de segurança para garantir a proteção dos usuários e evitar fraudes. Transferências acima de R$ 200 só poderão ser realizadas de dispositivos previamente cadastrados pelo cliente da instituição financeira, com limite diário de R$ 1 mil para aparelhos não registrados. O Banco Central esclareceu que a exigência de cadastro será aplicada somente a celulares e computadores nunca utilizados para realizar Pix anteriormente.
Além das mudanças nas regras de cadastro, as instituições financeiras terão que aprimorar suas tecnologias de segurança. Elas deverão adotar soluções para identificar transações suspeitas ou que não condizem com o perfil do cliente, com base em informações armazenadas no Banco Central. As instituições também terão a responsabilidade de informar aos clientes os cuidados necessários para prevenir fraudes, em canais de acesso amplo.
Outra novidade é que as empresas terão que verificar, pelo menos a cada seis meses, se os clientes possuem alguma marcação de fraude nos sistemas do Banco Central. As medidas visam permitir que as instituições possam agir de forma rápida diante de transações suspeitas ou não usuais, podendo aumentar o tempo de espera para início de transações e até bloquear Pix recebidos cautelarmente. Em casos de suspeita forte ou confirmação de fraude, as instituições poderão encerrar o relacionamento com o cliente.
Segundo informações do Banco Central, o Pix Automático será lançado em 16 de junho de 2025. A modalidade permitirá que as empresas realizem cobranças recorrentes de forma mais ágil, como em casos de faturas de serviços públicos, mensalidades de escolas e academias, assinaturas de planos de saúde e diversos outros serviços. A autorização para cobrança automática será feita de forma simples pelo próprio cliente, sem a necessidade de autenticação a cada operação. A medida tem como objetivo reduzir os custos das empresas e facilitar os processos de cobrança.