OpenAI revela tecnologia de clonagem de vozes humanas
ICARO Media Group TITAN
A OpenAI, empresa responsável pela criação do ChatGPT, apresentou recentemente o seu modelo de geração de áudio em inteligência artificial (IA) capaz de clonar vozes humanas. A ferramenta é capaz de reproduzir a voz de uma pessoa específica e ler mensagens escritas pelo usuário, tudo a partir de uma gravação de apenas 15 segundos do orador original, de acordo com o comunicado da OpenAI.
No entanto, a empresa decidiu não lançar esta tecnologia amplamente no momento, devido aos sérios riscos que ela representa, especialmente em ano de eleições ao redor do mundo.
Ao anunciar a tecnologia, a OpenAI compartilhou as aplicações até o momento, com o objetivo de iniciar um diálogo sobre a adoção responsável das chamadas "vozes sintéticas". A empresa destacou possíveis usos benéficos, como fornecer assistência de leitura a pessoas que não sabem ler, traduzir conteúdos, auxiliar pacientes a recuperarem a voz e outros usos terapêuticos.
Porém, a empresa reconhece os sérios riscos que essa tecnologia apresenta, principalmente em ano de eleições ao redor do mundo e pela facilidade em realizar golpes, e está comprometida em tomar uma decisão mais informada sobre como ou se utilizará essa tecnologia, levando em consideração as conversas e os resultados dos pequenos testes.