TikTok restringe filtros de beleza para menores de idade
ICARO Media Group TITAN
O TikTok anunciou que implementará restrições no acesso a filtros de beleza para usuários menores de idade. A medida tem como objetivo reduzir o impacto na saúde mental de crianças e adolescentes ao limitar o uso de filtros que alteram a aparência do usuário. A restrição será aplicada em todos os mercados nacionais, incluindo o Brasil, ao longo das próximas semanas e meses.
A decisão do aplicativo surge após uma pesquisa realizada pela Internet Matters, organização sem fins lucrativos de segurança online para crianças, que analisou o papel das redes sociais na formação da identidade e dos relacionamentos dos adolescentes. O estudo revelou que os filtros de embelezamento têm contribuído para disseminar uma visão distorcida da realidade, na qual imagens perfeitas são normalizadas.
A pesquisa destacou a preocupação de adolescentes e pais em relação aos filtros de beleza, ressaltando a diferença entre efeitos criados para serem divertidos, como os de orelhas de animais, e aqueles que buscam alterar a aparência das pessoas. Há um alerta para o fato de que as pessoas que visualizam o conteúdo podem não perceber que a imagem foi modificada, o que pode gerar uma percepção distorcida da realidade.
Além das mudanças nos filtros de beleza, o TikTok também se comprometeu a intensificar as ações de banimento de usuários com menos de 13 anos, idade mínima permitida para utilizar a plataforma. A empresa afirmou que todos os anos remove cerca de 6 milhões de contas que não seguem os requisitos mínimos estabelecidos. Os usuários que tiverem suas contas excluídas terão a possibilidade de recorrer caso acreditem que ocorreu um equívoco.