29 anos de 'O Estranho Mundo de Jack': 5 curiosidades sobre o clássico filme
Recreio
Neste sábado, 29, o filme “O Estranho Mundo de Jack” completa 29 anos de lançamento. A animação, que foi feita com a técnica de stop motion, conta a história do Jack Esqueleto, o rei do Halloween, que decide se aventurar por outras datas comemorativas e pretende assumir o lugar do Papai Noel no Natal.
Para comemorar o aniversário da animação, a Recreio trouxe cinco curiosidades sobre o filme e seus bastidores que talvez você não conheça. Confira!
1. O verdadeiro diretor
Muitas pessoas acham que o filme foi dirigido por Tim Burton. A história do filme foi inspirada em um poema escrito por ele em 1982, mas foi Henry Selick, diretor de “Coraline”, que ficou encarregado de dar vida à trama.
Burton não pôde estar a frente da animação porque já estava dirigindo os filmes “Batman — O Retorno” e “Ed Wood”. Selick chegou a comentar que o autor da história só esteve presente no set entre oito a dez dias durante toda a produção.
2. Bonecos
O longa conta com mais de 60 personagens, e cada um possui cerca de três ou quatro cópias. Isso porque o filme é uma produção em stop motion, assim, cada boneco utilizado precisa de várias versões para conseguir expressar todas as emoções da trama.
Jack Esqueleto, por exemplo, contou com mais de 400 cabeças diferentes — e todas foram usadas. Já a boneca de Sally não tem várias cabeças, mas sim várias máscaras, cada uma com uma expressão. Isso porque não era possível fazer outras cabeças completas devido ao cabelo, pois, se trocasse a cabeça, o movimento das madeixas ao longo da cena, não seria o mesmo.
3. Músicas do filme
A trilha sonora do filme ficou sob a responsabilidade de Danny Elfman, que criava as músicas com base em um roteiro. Ele pedia que Burton descrevesse o que aconteceria nas cenas e, a partir desses relatos, ele compôs as músicas do longa.
Outra participação de Elfman na produção foi na parte da dublagem. Chris Sarandon dublou Jack em todas as falas, mas nas canções foi Elfman que emprestou sua voz para o protagonista. Confira a música de abertura do filme!
4. Selo Disney
Inicialmente, o filme não foi lançado com o selo Walt Disney Pictures, pois Michael Eisner, o CEO da companhia na época, achou que o filme era ”muito sombrio para crianças”. Assim, o longa estreou com o selo Touchstone Pictures. Somente em 2006, quando a produção foi relançada em 3D, ganhou o selo da Disney.
5. Sequência
Já pensou em uma sequência para “O Estranho Mundo de Jack”? Pois em 2001 a Walt Disney Pictures considerou essa ideia. A possível continuação não seria em stop motion, e sim em computação gráfica. Contudo, Tim Burton alegou sentir que o filme era único, e que não faria sentido ver Jack indo para outros feriados como o Dia de Ação de Graças ou Páscoa. Isso foi o suficiente para convencer o estúdio a não fazer um novo longa.