Afinal, quem é Zatanna?
Recreio
Foi confirmado na última segunda-feira, 17, que o filme sobre a Zatanna, uma das feiticeiras mais poderosas da DC, foi cancelado. O longa, que havia sido anunciado em 2021, seria uma produção com estreia exclusiva na HBO Max. A história da personagem deverá ser oferecida para outros streamings.
Mas afinal, quem é Zatanna?
Zatanna é uma das personagens mágicas da DC, e foi criada em 1964 por Gardner Fox e Murphy Anderson. Ela nasceu com a capacidade de usar mágicas, sendo uma “Homo magi”. Sua primeira aparição foi na edição #4 da HQ do Gavião Negro.
A personagem tem como principal poder a capacidade de manipular mágica e, por conta de seus poderes, ela também consegue manipular, além de gerar diversos elementos da natureza, como fogo, água, rochas, vento, eletricidade e gelo. Zatanna possui vários outros poderes, como teletransporte, capacidade de voo, viagens dimensionais e cura.
Já suas outras habilidades são: hipnotizadora, ilusionista, ocultismo, combate corpo a corpo, projeção astral e poliglota. Contudo, por ironia do destino, uma das fraquezas de Zatanna é a mágica, uma vez que já sofreu com outros mágicos e feiticeiros. Outro ponto fraco em que seus inimigos podem atacar é o fato dela só conseguir usar suas mágicas quando cita os feitiços, ou seja, se ela for calada, ela não possui qualquer poder.
História
Zatanna Zatara é filha do mágico Giovanni “John” Zatara, e Sindella, uma “Homo magi”. Ela achou que havia perdido a mãe logo após seu nascimento, porém mais tarde, descobriu que, na verdade, sua mãe foi forçada a retornar para seu povo.
Antes de descobrir seus poderes, Zatanna já era mágica e ilusionista. Ela despertou seus poderes enquanto procurava pelo pai, que estava em um mundo conhecido como Kharma. A personagem continuou trabalhando com suas habilidades, mas também começou a usar seus poderes para ajudar os necessitados.
Zatanna ajudou várias vezes a Liga da Justiça, tanto que foi convidada a ser um membro oficial da equipe — convite esse que ela aceitou, e até fez com que optasse trocar sua roupa de ilusionista para algo mais voltado para as lutas. Ela participou de várias missões, contudo, em um momento, o estresse fez com que a heroína perdesse parte de seus poderes, restando somente a capacidade de controlar os elementos básicos da natureza. Zatanna só recupera seus poderes com a ajuda da Mulher-Maravilha.
A feiticeira testemunhou a morte do pai, que se sacrificou para impedir a ameaça da Great Darkness (em tradução livre, “Grande Escuridão”). Por causa dessa perda, ela voltou a usar seu antigo traje e, mais tarde, deixou a Liga da Justiça. Zatanna então decidiu viver como uma pessoa normal por um tempo, porém voltou atrás da decisão e, sempre que era preciso, ajudava a Liga da Justiça.
Durante a série Crise de Identidade, a ilusionista retornou oficialmente para a equipe de heróis, e se tornou mais próxima do Batman, e de outros personagens relacionados ao Homem-Morcego.
Em 2011, aconteceu o relançamento dos Novos 52 da DC e, na história, Zatanna se tornou uma das integrantes originais da Liga da Justiça Sombria, que é uma versão da equipe que lida com as ameaças sobrenaturais e místicas. Ao longo de várias aventuras, ela teve colegas como Madame Xanadu, Deadman e John Constantine, que também foi um de seus interesses amorosos.