Além de Encantada: Filmes não convencionais sobre princesas
Recreio
Após quinze anos do lançamento de "Encantada", chegou aos Disney+ “Desencatada”, a tão aguardada sequência da história de Giselle (Amy Adams). A trama mostra como a está a vida da princesa depois de deixar Andalasia para viver seu “felizes para sempre” com Robert (Patrick Dempsey) em Nova York. Assista ao trailer!
O primeiro filme ficou marcado por mostrar um lado diferente dos contos de fadas, mas principalmente da visão que todos tínhamos sobre a imagem de uma princesa. Mas a produção de 2007 não foi a única a fazer isso. Assim, a Recreio trouxe alguns longas que já haviam desconstruídos tanto as clássicas histórias quanto suas personagens.
1. Uma Garota Encantada
Estrelado por Anne Hathaway, o filme “Uma Garota Encantada” é uma releitura da história da Cinderela. A trama acompanha Ella, uma jovem que ainda criança foi amaldiçoada para sempre obedecer aos comandos dados a ela por qualquer pessoa.
O longa de 2004 mistura elementos da narrativa moderna, o que permite que a protagonista possua pensamentos e valores mais parecidos com os dos dias de hoje, como a luta por seus direitos. A produção conta ainda com uma trilha sonora com músicas bem conhecidas pelos telespectadores.
2. A Princesa Prometida
“A Princesa Prometida” é um dos filmes de fantasia mais amados de todos os tempos. A produção de 1987, que é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por William Goldman, conta a história de Westley (Cary Elwes) e Buttercup (Robin Wright), que ficam separados após um deles ser dado como morto — mesmo que isso seja uma mentira. Tudo isso acontece através do enquadramento de um avô lendo um livro para seu neto.
O longa mostra todos os obstáculos que existem em um conto de fadas, para que os protagonistas cheguem felizes para sempre. O filme conta pitadas de humor e ironia com a ideia de uma princesa inofensiva.
3. Shrek
Um dos principais filmes a mostrar um lado diferente das princesas é “Shrek”. A animação, lançada em 2001, não só desconstrói a imagem de perfeição das princesas, mas também mostra que nem os contos de fadas são perfeitos com seus felizes para sempre. Além disso, o filme também traz a discussão sobre a beleza externa e interna.
4. Avalon High
Em 2010, o Disney Channel lançou o filme original “Avalon High”. A produção é uma releitura da história do Rei Arthur e da Távola Redonda e, ao longo da trama, os personagens descobrem que são as reencarnações modernas de Arthur e seus cavaleiros.
Apesar de não ter uma princesa como foco, a personagem de Britt Robertson, Allie Pennington, se torna a versão atual do Rei Arthur e se torna a líder dos cavaleiros da Távola Redonda, o que mostra que as meninas podem, sim, assumir o lugar de liderança.
5. A Escola do Bem e do Mal
“A Escola do Bem e do Mal” chegou à Netflix este ano e é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por Soman Chainani. O filme explora todo o universo dos contos de fadas e mostra duas escolas, que são responsáveis por formar a próxima geração de heróis e vilões.
O longa oferece uma perspectiva sobre os contos de fada totalmente diferentes das que existem no mundo. Com isso, a visão sobre as princesas e as bruxas são diferentes daquelas no qual estamos acostumados, e mostra que, talvez, elas sejam mais parecidas do que imaginamos.