Home
Tecnologia
Você sabe qual é o planeta mais quente do Universo?
Tecnologia

Você sabe qual é o planeta mais quente do Universo?

publisherLogo
Recreio
06/11/2022 14h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15282454/original/open-uri20221106-18-17hmy7t?1667714503
©Divulgação/NASA
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Descoberto em 2017, o Kelt-9b é um planeta que fica à 650 anos-luz da Terra, e foi encontrado pelo pequeno telescópio Kelt. O dispositivo tem por objetivo identificar planetas orbitando estrelas que são maiores e mais brilhantes que o nosso Sol, para entender como são os sistemas solares que se formam nessas condições tão extremas.

E o Kelt-9b é um dos planetas que existe nas condições mais adversas já vistas pelos astrônomos. Ele possui temperaturas na casa dos 4.327 ºC, o que para efeito de comparação é quase dez vezes mais alto que as temperaturas encontradas em Vênus, o planeta mais quente de nosso Sistema Solar.

Características

Por conta do calor, o planeta gasoso é quase três vezes maior que Júpiter, contudo possui metade da densidade, como um balão inchado. O Kelt-9b está também tão próximo da estrela em volta do qual orbita, que realiza uma volta completa em apenas 36 horas - ou um dia e meio.

Ele também tem uma outra particularidade: possui um lado diurno, que recebe radiação constante de sua estrela, e um lado noturno, que nunca recebe (porém, que também passa longe de ser frio). Nesse lado diurno, contudo, a situação é tão infernal que os cientistas especularam que as moléculas — como dióxido de carbono, metano ou água — não são nem capazes de se formar.

Um outro fato que mostra o poder do calor desse planeta é que ele pode ser comparado ao de estrelas. As estrelas vermelhas, por exemplo, que já estão no final de sua vida, têm uma temperatura média cerca de 2.000 °C mais baixa que a de Kelt-9b, quase “frias” em comparação com o corpo celeste escaldante. .

++Leia a matéria completa no site Aventuras na História, parceiro da Revista Recreio.

Leia a matéria original aqui.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também