10 animes curtos para maratonar no feriado de Carnaval
Tecmundo
Para muitos, o Carnaval é uma chance de ir para a rua e festejar um montão, mas a folia também pode ser bem legal para a turma do sofá. Se você é otaku, que tal curtir os dias sem aula ou trabalho para maratonar alguns animes curtinhos e incríveis?
Não se preocupe, não recomendaremos nada que exija um profundo investimento de tempo (afinal, já fizemos isso recentemente com One Piece ). Aqui, vamos nos ater apenas a obras que possuem uma temporada completa de até 26 episódios no máximo para que você possa assistir a todos eles em um dia só!
Não dá para fazer um bom carnaval sem música, e até por isso FLCL é uma ótima ideia para começar o feriado com o pé direito! Esse anime absolutamente frenético tem uma estética e ritmo que lembra muito a saudosa MTV, com sua pegada de videoclipe musical intercalado com vinhetas insanas. Por baixo disso tudo, temos ainda muita ação e uma história surpreendente de coming of age!
Um pouquinho de ecchi também tem tudo a ver com essa época do ano, e neste cultuado anime isso é feito com um leve erotismo e muito humor! Em cada episódio da série acompanhamos um garoto com coração de ouro se aventurando por novas profissões e atividades a fim de conhecer belas mulheres. Sua ótima direção e timing cômico impecáveis dão uma verdadeira aula de técnica de animação!
Se a nossa lista estava alegrinha e alto astral demais para o seu gosto, aqui vai uma dica para quem quiser perder toda a fé na humanidade em uma história extremamente melancólica e repleta de boas questões filosóficas. A mais recente adaptação da obra clássica de Go Nagai possui cenas tão chocantes que podem até traumatizar, e certamente só é recomendada para leitores maiores de idade.
De volta ao clima do feriado, o Carnaval também é uma ótima data para conhecer um novo amor e mergulhar no romance, seja ele algo de apenas um dia ou um relacionamento para a vida inteira. Para os corações apaixonados, Yuri!!! On Ice traz uma lindíssima história de amor entre um patinador artístico e o seu treinador, tudo conduzido com extremo bom gosto e indo muito além dos clichês do gênero Yaoi.
Ainda na pegada romântica, mas agora indo mais para o lado da comédia, em Gekkan Shoujo Nozaki-kun seguimos a protagonista Sakura Chiyo, que logo cedo faz uma declaração de amor para o desligado mangaká Nozaki. O problema? Ao invés de aceitar ou negar o pedido, ele entende tudo errado e a aceita como assistente de produção. Dali em diante seguimos as desventuras da dupla normalmente com uma pegada bem edificante e fofa.
Quem nunca sonhou em ser uma garota mágica?! No Carnaval, tudo é possível, e no mundo de Madoka Magica também! Um belo dia a nossa heroína Madoka recebe a chance de atuar como mahou shoujo, mas... bom, essa é uma obra complicada de escrever sobre, já que os seus principais atrativos giram ao redor de um grande spoiler que acontece já no terceiro episódio. Só saiba que nem tudo é o que parece e prepare-se para uma surpresa daquelas em uma história inesquecível e marcante!
Fechando a nossa trilogia de romances, Koi wa Ameagari no You ni consegue fazer o que parecia impossível e supera uma premissa à primeira vista bem problemática: a estudante Akira Tachibana acaba se apaixonado por um homem gentil e educado chamado Masami Kondo, mas a diferença de idade entre eles é muito grande. O ótimo texto gira justamente ao redor dessa complicação, e discute a fundo as emoções das duas partes e o que fazer em uma situação tão estranha com bastante maturidade e emoção.
Por fim, vamos aumentar um pouco o investimento de tempo para recomendar uma trinca de animes excelentes e essenciais que você pode muito bem tirar da lista de pendências durante o carnaval! Em Kill La Kill, o talentoso Studio Trigger faz milagre para criar uma animação fluída e estilosa ao mesmo tempo em que consegue tornar empolgante e coerente um texto sobre roupas com poderes e uma ditadura dentro da escola. Ao redor de várias pitadas de ecchi há um improvável e brilhante tratado sobre o fascismo, o tipo de coisa que você só encontra em animes!
Ainda que Cowboy Bebop não tenha nada a ver com carnaval, ele tem um luxo que a maioria dos animes não possuem: é a obra perfeita para persuadir alguém que ainda não gosta de animações japonesas a dar uma chance a elas! Isso porque esse seriado possui uma pegada pop muito forte, usando das mais diversas referências e culturas para criar uma obra extremamente diversa e de fácil apelo. Com uma tripulação carismática e estrutura de casos semanais, é muito fácil se apaixonar pela história!
Todo carnaval tem seu fim, e o desfecho da folia também é sinônimo de ressaca, introspecção, e de pensar um pouco na vida. Mais um clássico absoluto dos animes, Neon Genesis Evangelion desperta paixões e costuma ser aquela coisa meio oito ou oitenta. Quem gosta, ama de paixão a obra-prima de Hideaki Anno, mas quem não embarca na transição de anime de mecha e pancadaria para uma análise sobre a depressão e relacionamentos humanos costuma sair frustrado da jornada. Seja qual for o seu caso, vale muito a pena ao menos experimentar!