10 curiosidades sobre Bowser, vilão nos games e no novo filme do Mario
Tecmundo
Um herói não existe sem um vilão, e no caso do memorável Mario a sua pedra no sapato é Bowser. O personagem, que na maior parte do tempo tenta sequestrar a princesa Peach, tem diversas curiosidades associadas à sua história.
Será que ele tem filhos? Sempre teve esse visual assustador desde o começo? Descubra isso e muito mais nas linhas a seguir. Vamos lá!
1. A origem de seu nome
Muitas pessoas talvez não saibam, mas Bowser, também conhecido como The Great Demon King Koopa, tem parte de seu nome baseado em um prato popular na culinária coreana que é conhecido no Japão como Kuppa.
Em seu país de origem, o prato em questão é parecido com uma sopa feita com arroz – na Coreia ele é chamado de "gukbap". Aliás, o próprio Shigeru Miyamoto revelou que tinha outras duas possibilidades de nome para o grande vilão: Yukke e Bibinba, também baseados em pratos de comida.
2. Tartaruga gigante? Nem sempre
Acredite: aquela coisa azul do lado direito segurando Peach deveria ser Bowser. (Fonte: Nintendo/Reprodução)
A melhor forma de descrever a forma de Bowser é como uma tartaruga gigante, mas curiosamente as coisas nem sempre foram assim. O motivo? Os planos iniciais de Miyamoto para o personagem eram bem diferentes.
Em uma sessão do antigo quadro de perguntas e respostas Iwata Asks feito pelo finado presidente da Nintendo, Miyamoto revelou que, no princípio, queria que Bowser fosse um boi (não, você não leu errado!), e a versão final do que ele havia imaginado inclusive aparece na capa da versão japonesa de Super Mario Bros.
Esse cenário mudou apenas quando Takashi Tezuka, um designer da Nintendo, comentou que o personagem feito por Miyamoto poderia até ter um espírito de boi, mas se apresentava em um corpo de tartaruga. Foi então que, em conjunto com Yoichi Kotabe, o "pai de Mario" chegou ao design que conhecemos hoje em dia.
3. Inspiração na mitologia?
(Fonte: The Gamer/Reprodução)
Apesar de não haver uma confirmação oficial da parte da Nintendo ou mesmo do próprio Miyamoto, há alguns relatos na rede de que Bowser tenha sido inspirado em um kappa, um demônio da mitologia japonesa que tem corpo de tartaruga.
Na terra do sol nascente, essas criaturas estão sempre em lagos e rios e acabam atraindo pessoas para perto de suas margens, puxando-as para dentro em seguida. O intuito dessa história é alertar crianças dos perigos de andar nessas regiões.
Quer colocar um pouco mais de lenha nessa fogueira? Em Super Mario World para Super Nintendo , há uma Kappa Mountain que serve de base para o Yellow Switch Palace. Inclusive, é preciso passar por um pequeno lago para alcançá-lo. Simples coincidência?
4. Pai de quantos?
Quem passa pelos games da série Super Mario Bros. deve ter dúvidas de quantos filhos Bowser tem, e parte disso é culpa de o icônico Super Mario Bros. 3.
No game para o saudoso NES, sete Koopalings foram apresentados como filhos de Bowser, mas as coisas mudaram um pouco com a chegada de Bowser Jr., introduzido em Super Mario Sunshine. Dessa forma, os outros sete foram rebaixados, deixando o grande vilão como pai de apenas uma cria –em um relacionamento explorado até em uma ação da Nintendo para o Switch.
5. Segredo da imortalidade
Não importa o que Mario faça, Bowser sempre volta para continuar atrapalhando o encanador em sua jornada. Às vezes isso acontece até mesmo com a tartaruga gigante voltando em formato de esqueleto.
Isso acontece porque ele é habilidoso com magia negra (teria sido ensinado por Kamek, que praticamente o educou desde a infância?), mas também pode ter força na ideia mostrada em Paper Mario: The Thousand-Year Door, onde podemos ver um grande estoque de vidas em seu poder.
6. Pronto para casar há 21 anos
(Fonte: Nintendo/Reprodução)
O Super Mario Odyssey mostrou mais uma vez que o rei dos Koopas tem desejo de se casar com a princesa Peach. Todavia, o que talvez muitos não saibam é que essa vontade foi vista pela primeira vez em 1992.
Neste ano, o personagem fazia parte de uma série de histórias publicadas na antiga revista Nintendo Power, e nas duas últimas edições ele apareceu vestindo sua roupa formal branca tentando ser feliz para sempre com a 'superior' do Reino dos Cogumelos.
Claramente isso não deu muito certo graças à intervenção de Mario e alguns Yoshis selvagens que tentam a todo custo salvar a princesa.
7. Estrela em Hollywood
Bowser, sem dúvidas teve seu papel de destaque em Super Mario Bros. O Filme, que já bateu US$ 1 bilhão em bilheteria. Porém, ele é o único personagem de toda franquia a aparecer em três projetos cinematográficos: além do filme duvidoso lançado em 1993 – onde foi interpretado pelo ator Dennis Hopper –, o rei dos Koopas também deu as caras em Detona Ralph, da Disney.
8. Bowser Schwarzenegger
Não há dúvidas de que muitos dos que trabalharam no filme de Mario lançado em 1993 olham para trás com vergonha, incluindo o próprio Dennis Hopper. Porém, o que talvez vocês não saibam é que Arnold Schwarzenegger foi cotado para o papel.
Entretanto, a ideia original do time de produção era que Michael Keaton desse vida ao rei dos Koopas, sendo o ator a segunda opção nos planos originais para o personagem.
9. Presença no Livro dos Recordes
Eis aqui mais um motivo para que Bowser possa se orgulhar de seus feitos: em 2013, ele foi eleito o maior vilão dentro da categoria vilões no Guinnes Book of World Records, ficando à frente de nomes como Ganon, Sephiroth e M. Bison.
10. Felizes para sempre?
(Fonte: Nintendo/Reprodução)
Falamos pouco acima que um dos maiores desejos de Bowser é se casar com Peach. Apesar de a Nintendo não considerar isso algo oficial, eles de fato se casaram em Super Paper Mario.
Nessa trama, Conde Bleck, o vilão da história, celebra o casamento dos dois para trazer à tona o Coração do Caos. Com isso, após a cerimônia o personagem passa a ser referir a Peach o tempo todo como sua esposa. Curiosamente, apesar dela não gostar disso, em nenhum momento no game fica claro que eles se divorciaram.
E então, você sabia de todas essas curiosidades sobre Bowser, o vilão dos games do Mario que agora é vilão e estrela de cinema? Para outras matérias como essa, fique de olho aqui no Voxel!