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10 jogos que foram um fracasso mundial mesmo com produções caras
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10 jogos que foram um fracasso mundial mesmo com produções caras

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Tecmundo
15/07/2023 19h00
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Não é difícil ver games com orçamentos que ultrapassam a casa dos milhões de dólares. Em muitas ocasiões esses títulos acabam correspondendo ao investimento feito pelas produtoras, mas há outros jogos que foram um fracasso mundial, mesmo apoiados por um grande orçamento.

Neste especial feito pela equipe do Voxel, vamos falar dos jogos que, mesmo tendo grandes cifras envolvidas em sua produção, não se mostraram lucrativos comercialmente falando e fracassaram nas vendas .

E vale ressaltar: isso não significa que todos sejam games extremamente ruins, já que alguns títulos dessa relação se salvam em vários pontos. Veja!

Brütal Legend é o tipo de game que tinha de tudo para dar certo com os fãs de rock. Sua ideia era bem simples: controlar um personagem interpretado por Jack Black e combater diversos inimigos usando sua guitarra. Outros nomes famosos, como Ozzy Osbourne e Lemmmy Kilmister, também participaram do projeto.

A Electronic Arts teria investido algo entre US$ 20 e US$ 25 milhões para produzir o game, que vendeu pouco mais de 1 milhão de cópias. E isso, infelizmente, não pode ser considerado sucesso ou mesmo um indicativo de que o game pode ganhar uma sequência no futuro.

Este game é figurinha conhecida em qualquer lista de jogos que fracassaram com o público . O mesmo pode ser dito quando observamos que houve um grande investimento para Duke Nukem Forever ganhar vida.

Estima-se que o custo total de produção tenha ficado em algo por volta de US$ 30 milhões ao longo de seus muitos anos de desenvolvimento. Aliás, essa demora foi uma das coisas que acabou fazendo parte do público perder interesse no game, além de ter chegado com qualidade duvidosa e vários problemas.

All Points Bulletin era um game que tinha uma proposta ambiciosa, pois sua meta era rivalizar com GTA. Porém, na prática, o que se viu foi um produto cheio de bugs e bastante criticado pela imprensa e pelos jogadores, o que tornou o jogo um fracasso mundial.

Estima-se que o game teve um investimento de US$ 100 milhões em sua produção. Como o valor injetado não correspondeu ao que se obteve com as vendas, a produtora Realtime Worlds demitiu várias pessoas e quase fechou as portas. 

A situação para o game só melhorou depois que a K2 Network assumiu o comando do projeto, transformando-o em APB Reloaded.

Daikatana é o típico caso de "projeto bomba", que foi tão ruim que teve consequências gigantes. O projeto foi tão mal nas vendas que fez a sua produtora, a Ion Storms, fechar as portas.

O game baseado na história de vingança de um samurai teve um investimento de pouco mais de US$ 40 milhões da produtora, além dos US$ 25 milhões injetados pela Eidos no começo do projeto (ou seja, US$ 65 milhões no total). No fim das contas, vendeu tão pouco que não cobriu sequer o investimento feito pela Eidos.

Beyond Good and Evil é um jogo que, curiosamente, entra na lista de games com grandes orçamentos que acabaram fracassando. É verdade que ele fez bastante sucesso com a crítica (que inclusive aguarda ansiosamente pelo segundo game ), mas infelizmente, o caso não foi o mesmo com o público.

Mesmo com planos de que a série seguisse como uma trilogia, fato é que Beyond Good and Evil acabou enfrentando a concorrência de outros títulos da Ubisoft, como Splinter Cell e Prince of Persia: Sands of Time. Será que isso talvez explique o fato do segundo game da saga já estar em produção há mais de 15 anos?

Esse é um caso extremamente curioso, já que tanto Shenmue 1 e 2 fizeram sucesso com a crítica e o público. Porém, não há como negar que muita grana foi investida neles e o retorno ficou bem abaixo do esperado.

Yu Suzuki, criador da série, comentou que a produção do primeiro game e parte do segundo teve um gasto de US$ 47 milhões – embora algumas fontes afirmem que esse valor foi acima de US$ 70 milhões. Comercialmente falando, apenas Shenmue 1 vendeu 1,2 milhão de cópias, mas precisava de pelo menos 20 milhões de unidades adquiridas para se pagar.

Lançado exclusivamente para PlayStation 3, Lair é o tipo de game que tinha uma proposta boa, ao menos no papel. O objetivo é montar em um dragão para encarar batalhas aéreas e também no chão. Porém, o que se viu na prática, foi um game totalmente confuso para os jogadores (além de fazer muitos passarem raiva pelo controle feito com o Sixaxis).

Dessa forma, Lair teve um investimento de US$ 25 milhões e vendeu apenas 500 mil cópias. Nem precisa ir muito longe para perceber que essa conta não fecha e, no fim das contas, só deu prejuízo.

E você, gostou do conteúdo? Fique por dentro dessas e outras listas aqui no Voxel. Aproveite para ler sobre 10 jogos com gráficos realistas que floparam . Até mais! 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
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