10 melhores RPGs disponíveis no Xbox Game Pass
Tecmundo
Os assinantes do Xbox Game Pass podem ter acesso a alguns dos melhores jogos de RPG de todos os tempos — desde os mais antigos até os mais recentes. Neste mês de setembro, por exemplo, o catálogo da Microsoft recebeu Starfield, um dos principais lançamentos do gênero deste ano. Simultaneamente, também é possível encontrar The Elder Scrolls V: Skyrim, lançado há mais de 12 anos.
Se você tem interesse em conhecer mais sobre esse gênero, o Voxel listou os 9 melhores jogos de RPG disponíveis no Xbox Game Pass deste mês. Confira:
Starfield é um projeto da Bethesda Games, desenvolvedora responsável por alguns dos RPGs favoritos de todos os tempos, como Skyrim e Fallout 4. Dessa maneira, o título foi um dos lançamentos mais aguardados deste ano, após 25 anos em desenvolvimento.
Com visuais impressionantes, os jogadores podem explorar diversos planetas e corpos celestes enquanto tentam desvendar um grande mistério pelo espaço. Durante as viagens, o personagem também pode interagir com uma ampla variedade de habitantes, desenvolver missões secundárias e participar de batalhas especiais.
O Voxel teve acesso antecipado ao jogo e fez uma análise completa do título! Confira a seguir:
Em Lies of P, Pinóquio é a última esperança de Krat, uma cidade gótica inspirada na Belle Époque francesa, que foi invadida por fantoches assassinos. O título usa a história do autor italiano Carlo Collodi como pano de fundo para uma aventura sinistra e sangrenta.
Apesar de ser um jogo do gênero Soulslike, com apenas um protagonista fixo e que não oferece muitas opções de customização no início do jogo, Lies of P pode ser considerado um RPG de ação devido ao traço de mundo aberto e por permitir escolher entre três estilos de combate.
Lançado em 2021, Monster Hunter Rise é o capítulo mais recente da premiada franquia. No jogo, o caçador de monstros pode explorar mapas, usar diversas armas enquanto caça os terríveis monstros que atormentam as vilas. Cada monstro caçado fornecerá materiais únicos para montar armaduras e criar equipamentos que irão evoluir o seu personagem.
Leia também: Sea of Stars: conheça 7 RPGs parecidos para jogar e se desafiar .
Com uma temática futurista e espacial, The Outer Worlds se passa em primeira pessoa, mas possui todos os elementos clássicos de um RPG. Um exemplo disso é que parte importante da sua jogabilidade está ligada à interação com os NPCs que, com o personagem principal, participam de missões e combates.
Com visuais coloridos e uma narrativa divertida, o jogo te dá várias possibilidades de personagem, com habilidades que podem ser evoluídas e momentos de tomada de decisão — cujas escolhas afetarão o desenvolvimento da história.
Apesar de ter mais de 12 anos desde o seu lançamento, The Elder Scrolls V: Skyrim continua sendo um dos melhores títulos do gênero. Desenvolvido pela Bethesda Game Studio, foi indicado e ganhou alguns dos principais prêmios do mundo dos games.
O jogo apresenta um vasto universo místico com dragões, vampiros, lobisomens e diversas outras raças. Os jogadores possuem muito conteúdo para explorar, com cada tribo possuindo seus próprios idiomas, sistemas financeiros, tradições e muito mais.
Skyrim pode chegar a até 300 horas de jogo com suas missões secundárias e mods de novas campanhas.
O oitavo jogo da franquia Yakuza apresenta Ichiban Kasuga, um subalterno de uma das menores famílias de Tóquio, condenado por um crime que não cometeu. Em uma jornada de autodescoberta, o personagem pode escolher entre 19 profissões e desbravar até 50 sub-histórias únicas no cenário japonês.
Mass Effect é considerada uma das melhores franquias de jogos da história, sendo aclamada pela qualidade da história, personagens, dublagem, escolhas e a vastidão da galáxia. Em 2021, a EA e a Bioware relançaram a trilogia original totalmente remasterizada e com algumas novidades na mecânica — alinhando os conteúdos e a jogabilidade.
O Mass Effect Legendary Edition, que está disponível no Xbox Game Pass, é composto pelos três jogos do Comandante Shepard e um compilado de mais de 40 DLCs. Um quarto título, o Mass Effect: Andromeda, também está disponível na assinatura, mas sua história é independente da trilogia.
Fallout 4 é um RPG de sobrevivência com um vasto cenário pós-apocalíptico para explorar. Altamente elogiado pela crítica e inovador em seu lançamento, o jogo futurista possui 111 mil linhas de diálogo — mais do que Fallout 3 e Skyrim combinados.
No cenário destruído por uma guerra nuclear, o jogador pode explorar a cidade de Boston e uma região de Massachusetts, completar missões, ajudar facções e adquirir pontos de experiência para subir de nível e aumentar as habilidades de seu personagem.
Em Persona 5 Royal, os jogadores acompanham Joker e outros estudantes do ensino médio que, no metaverso, despertam seus poderes de Persona e se transformam em justiceiros secretos. O RPG é conhecido por misturar de maneira bem sucedida o seu sistema de masmorras com simulador de vida real.
O título é o último da franquia, oferecendo melhores visuais e mecânicas mais interessantes. No entanto, em termos de história, alguns fãs podem alegar que o Persona 3 Portable e o Persona 4 Golden são superiores ao seu sucessor. Para os interessados, todos os títulos estão disponíveis para a assinatura do Xbox.
Produzido pelos mesmos criadores de The Messenger, Sea of Stars foi lançado em 2023 diretamente no Xbox Game Pass. Aclamado por crítica e público, o jogo pega inspiração de RPGs clássicos, como Chrono Trigger, para contar uma história original cativamente.
Para quem curte RPGs de turnos e visual feito em pixel art, vale a pena dar uma chance para o jogo independente produzido pelo estúdio Sabotage. Você pode saber mais detalhes sobre o título na nossa análise completa .
E aí, conhecia algum desses RPGs? Fique ligado no Voxel para conferir mais conteúdos do universo dos games e acompanhe as nossas redes sociais!