13 filmes de terror com roteiros baseados em histórias reais
Tecmundo
Assistir filmes de terror pode ser uma atividade bastante assustadora para algumas pessoas. E isso ainda pode ser ainda mais horripilante caso a história em questão seja inspirada em histórias da vida real.
Por esse motivo, na lista abaixo, você vai poder conferir algumas recomendações de produções que buscaram fatos medonhos do cotidiano para basear seus respectivos roteiros. Aproveite!
(Legendary Entertainment/Reprodução)
Sem dúvidas, esse filme se consagrou na história do cinema como um dos clássicos do gênero. Apesar de ter uma trama totalmente original, alguns elementos narrativos tomaram como base um caso famoso, nesse caso, do assassino em série Ed Gein. De acordo com as autoridades da época, ele foi preso portando cerca de nove máscaras que teriam sido confeccionadas com pele humana.
(Lionsgate/Reprodução)
A tensão provocada em todos os minutos desse longa-metragem se inspirou diretamente em um caso assistido por meio do noticiário pelo produtor David W. Higgins. Ao que tudo indica, no Japão, uma jovem havia atraído alguns homens endinheirados para uma armadilha brutal. Depois de prendê-los, a sessão de tortura se iniciava.
(AFFC/Reprodução)
Segundo o cineasta Greg McLean, a trama dessa produção foi inspirada livremente em dois casos famosos que teriam ocorrido em momentos diferentes na Austrália. O primeiro deles se refere a Ivan Milat, que, durante os anos 1990, teria sequestrado diversas pessoas à beira da estrada para torturá-las em uma floresta.
O segundo envolve o assassino Bradley John Murdoch, que matou um mochileiro britânico em 2001 próximo da cidade australiana de Barrow Creek.
(AIP/Reprodução)
Em 1977, Jay Anson publicou um livro que chamou a atenção de muitas pessoas, principalmente por ser evidente que o escritor havia se baseado em uma história real. Não demorou muito até que uma adaptação cinematográfica acontecesse, narrando o que teria acontecido com a família Lutz depois de se mudar para um local mais afastado da cidade.
(Lionsgate/Reprodução)
Os demonologistas Ed e Lorraine Warren dedicaram suas vidas à descoberta de casos sobrenaturais e que poderiam envolver a descoberta de entidades malignas. Desse modo, esse filme se baseou no caso relatado pelo casal, que teria acontecido em meados dos anos 1980 no estado de Connecticut na casa funerária da família Snedeker.
(Blood Relations Company/Reprodução)
Na Escócia do século 16, Alexander Bean, também conhecido por Sawney, ficou famoso após descobrirem que sua seita, composta por 48 pessoas, teria assassinado mais de mil vítimas para comê-las posteriormente.
Embora alguns pesquisadores não confiem totalmente na veracidade desse fato, em 1977, o filme Quadrilha de Sádicos trouxe à tona sua história sob uma perspectiva mais contemporânea.
(New Line Cinema/Reprodução)
Entre os personagens que o astro Anthony Hopkins já viveu nos cinemas está o Padre Lucas Trevant, de O Ritual, cuja trama foi inspirada nas histórias contadas pelo Padre Gary Thomas — que, inclusive, serviu como consultor para os roteiristas.
Segundo Thomas, apesar de seu ceticismo com relação às práticas exorcistas, ele havia participado de um curso no Vaticano para solucionar casos aterrorizantes.
(Sony Pictures/Reprodução)
Você já ouviu falar da figura da jovem alemã Anneliese Michel. Em 1968, ela teria sido possuída violentamente por um demônio. Anos se passaram até que a igreja católica decidiu enviar dois padres para realizar seu exorcismo.
De acordo com relatos, os sacerdotes trabalharam por quase dez meses em torno de Anneliese. Seu caso foi retratado no famoso filme O Exorcismo de Emily Rose, contando com Jennifer Carpenter no papel principal.
(New Line Cinema/Reprodução)
O casal Ed e Lorraine Warren, já citado nessa lista, foram os grandes responsáveis por terem descoberto a boneca Annabelle, que teria assombrado uma família dos Estados Unidos por alguns anos. Embora a boneca original seja bastante diferente da retratada no filme em questão, sua história chamou a atenção dos fãs de cultura pop, tendo sua figura fixada no imaginário social.
(New Line Cinema/Reprodução)
E os Warren também participaram de mais filmes. No caso, em 2013, o lançamento de Invocação do Mal iniciou uma franquia de filmes de terror contando algumas das histórias mais medonhas do casal. Na trama desta produção, os dois viajam para acompanhar os acontecimentos estranhos e sobrenaturais relatados pela família Perron.
(Gullane/Reprodução)
No Rio de Janeiro dos anos 1960, um crime chocou a população da cidade. Ao matar a filha de seu amante, Neyde Maria Maia Lopes ficou conhecida como Fera da Penha. Em 2014, o cineasta Fernando Coimbra utilizou essa história para compor o roteiro de seu primeiro longa-metragem de ficção. Por esse trabalho, Leandra Leal, que interpreta a versão contemporânea da assassina, recebeu diversos prêmios.
(Altitude Film Entertainment/Reprodução)
O serial killer Jeffrey Dahmer ficou bastante em evidência nos últimos meses após o lançamento da minissérie que conta sua história na Netflix . Porém, anos atrás, o criminoso foi retratado em um filme que utilizou como base os quadrinhos do escritor Derf Backderf. Desse modo, é possível acompanhar mais detalhes da adolescência de Dahmer de um jeito tenso e aterrorizante.
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)
Para fechar a lista, é preciso falar de um dos filmes de terror mais icônicos de todos os tempos. Apesar de trazer muitos elementos originais, a trama de O Exorcista, romance de William Peter Blatty, que deu origem ao longa-metragem de 1973, se inspirou no caso de um garoto que teria sido possuído por um demônio violento em 1949 e libertado posteriormente por padres.
Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no Minha Série para saber mais curiosidades do cinema!