Home
Tecnologia
3 anos de PS5: veja os 10 principais exclusivos do console
Tecnologia

3 anos de PS5: veja os 10 principais exclusivos do console

publisherLogo
Tecmundo
17/11/2023 21h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15884048/original/open-uri20231117-55-b5hjgn?1700256619
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Há três anos, o PlayStation 5 chegava às lojas, marcando mais um capítulo na história dos videogames ao lado de outros rivais de peso, como o Xbox Series e o Nintendo Switch. Desde então, o aparelho da Sony não apenas conquistou uma posição privilegiada no mercado, mas também redefiniu um alto padrão para os jogos de nova geração. Com vendas que superaram as 46 milhões de unidades em todo o mundo, o PS5 não é apenas um console: é um fenômeno global.

Claro, a nova geração da gigante japonesa não seria nada sem os exclusivos, que contribuíram muito para a magia do PS5 nesses últimos anos. Títulos de renome e igualmente épicos, como Marvel’s Spider-Man 2, Final Fantasy XVI e God of War: Ragnarok, não apenas demonstraram o poder gráfico do console, mas também trouxeram experiências com narrativas epopeicas que cativaram toda a comunidade. À medida que celebramos esses três anos, é impossível não olhar para o futuro com entusiasmo.

E o Voxel não perderia esta oportunidade para relembrar os 10 melhores jogos exclusivos do PS5 lançados até o momento, não é mesmo? Então confira a lista a seguir!

Desenvolvido pela Bluepoint Games, estúdio da Sony que também trabalhou no remake de Shadow of the Colossus, Demon’s Souls é um dos projetos mais ambicioso da empresa até agora. 

Embora o design, a localização dos inimigos e até mesmo as mecânicas gameplay sejam as mesmas, o título é um dos clássicos mais bonitos já lançados para o PS5. O soulslike é, definitivamente, um prato cheio aos nostálgicos que o aproveitaram no saudoso PS3.

Sackboy: Uma Grande Aventura foi um dos estreantes do PlayStation 5 quando o console foi lançado em novembro de 2020 — e isso, claro, foi uma grande responsabilidade para Sumo Digital, já que precisava oferecer boas justificativas para os fãs embarcarem na nova geração. 

Boa parte das fases do jogo são geniais e há muito o que fazer — tanto sozinho quanto com um amigo no cooperativo, que deixa tudo ainda mais interessante. É uma experiência fantástica e acessível, protagonizada por um dos mascotes mais carismáticos da PlayStation.

Returnal é um dos roguelikes mais aclamados da atualidade (ao lado de Hades) e mergulha os jogadores em uma narrativa intensa. Desenvolvido pela Housemarque, o jogo introduz Selene, uma exploradora espacial, em um pesadelo alienígena que desafia não apenas suas habilidades de combate, mas também as noções convencionais de narrativa.

O que torna a experiência única é o loop temporal implacável: cada morte de Selene reinicia a sua jornada, mas o mundo ao seu redor muda, proporcionando uma experiência de jogo dinâmica e desafiadora.

Em muitos aspectos, Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é outra vitrine do poder de fogo do hardware do PS5. Um dos destaques é a capacidade de viajar entre as dimensões em tempo real — algo que seria realmente difícil de se fazer no PS4, por exemplo. 

Além disso, os personagens são espirituosos, a escrita é inteligente e a narrativa é muito envolvente. A Insomniac Games, mesmo estúdio de Marvel’s Spider-Man, caprichou nesse aqui.

Horizon Forbidden West leva os jogadores a uma experiência inigualável em um mundo pós-apocalíptico, onde máquinas colossais dominam paisagens deslumbrantes e diversas tribos lutam pela sobrevivência. Apesar de também estar disponível na geração passada, o hardware do PS5 permite que a sequência se destaque ainda mais, principalmente por conta da potência de leitura do SSD e do DualSense.

Aqui, Aloy retorna com uma história profunda e cheia de nuances, enquanto os jogadores exploram uma vasta variedade de ecossistemas com paisagens de tirar o fôlego e enfrentam máquinas cada vez mais mortais. Explorar o Oeste Proibido é algo que você definitivamente deve fazer.

Desenvolvido pela veterana Polyphony Digital, Gran Turismo 7 é mais do que um mero simulador de carros: é uma celebração da cultura automotiva — e um prato cheio aos entusiastas do seguimento. 

Com uma variedade de veículos meticulosamente recriados, pistas desafiadoras e uma personalização sem precedentes, é impossível não se sentir um piloto de verdade jogando esse clássico de PlayStation na nova geração.

Sendo um remake exclusivo de PS5 (que também chegou posteriormente ao PC), The Last of Us Part I é a maneira definitiva de vivenciar as aventuras de Ellie e Joel pelo mundo pós-apocalíptico tomado pelo fungo Cordyceps. 

O jogo não só inclui visuais aprimorados e melhorias sutis de gameplay, mas também traz suporte ao DualSense e uma gama de opções de acessibilidade para que todos os jogadores possam desfrutar desse icônico clássico refeito para a nova geração.

Manter a qualidade impecável do jogo de 2018 pode não ter sido uma tarefa fácil, mas a Santa Monica deu conta do recado e mandou muito bem em God of War Ragnarok. A sequência continua a história emocionante de Kratos e Atreus, trazendo um monte de novos personagens, combates fantásticos e uma série de melhorias em relação ao seu antecessor.

Em diversos aspectos, Ragnarok é muito maior em termos de escopo e expande o que tornou o jogo de 2018 tão incrível. Sem sombra de dúvidas: é uma experiência indispensável para os jogadores de PlayStation.

Apostando forte na narrativa à lá Game of Thrones e combates épicos de Summons gigantes, Final Fantasy XVI leva os jogadores a um reino de fantasia repleto de conflitos e personagens memoráveis. Alinhado ao poder gráfico do PS5, o novo FF é um dos títulos mais aclamados do ano — apesar de ter apenas quatro indicações no The Game Awards 2023 .

Além da história envolvente e emocional, o gameplay também é um deleite, pois combina elementos clássicos da série com novidades que tornam o combate livre e extremamente dinâmico. A Square Enix caprichou nessa sequência!

A Insomniac Games realmente sabe como fazer um jogo marcante de super-heróis. Marvel's Spider-Man 2 traz uma atmosfera cinematográfica, com uma história que constantemente testa os princípios de Peter Parker e Miles Morales como amigões da vizinhança — isso sem mencionar os vilões e outros antagonistas que realmente agregam ao plano de fundo da sequência.

Também vale mencionar todo o poder de fogo do hardware do PS5, que permite trocar quase que instantaneamente de um herói para o outro, além do ótimo aproveitamento dos recursos do DualSense, que deixam a experiência ainda mais imersiva.

Curtiu a lista com os principais exclusivos do PS5? Qual deles é o seu favorito? Comente nas redes sociais do Voxel!

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também