Home
Tecnologia
4 decisões difíceis que os líderes de TI devem tomar
Tecnologia

4 decisões difíceis que os líderes de TI devem tomar

publisherLogo
Tecmundo
22/11/2023 23h30
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15893390/original/open-uri20231122-56-14c5buu?1700695874
©TecMundo
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Por Otto Pohlmann.

Não é uma tarefa fácil, para os CTOs e CIOs, tomar decisões incisivas diante das constantes mudanças e inúmeras responsabilidades frente a um cenário em rápida evolução.

Para isso, elencamos os principais desafios que podem ser encontrados nessa jornada, com dicas práticas para superá-las. Vamos mergulhar de cabeça?  

O ideal é estabelecer metas e objetivos claros para cada projeto. Após essa etapa, considere o impacto sobre a receita, a satisfação do cliente e a eficiência operacional, dando prioridade às iniciativas que se alinham à visão estratégica da organização. 

TIFique de olho nas competências de sua equipe.

Analise as principais competências da sua equipe, identificando as áreas em que o conhecimento externo pode trazer benefícios para a instituição.

Para isso, a terceirização pode fornecer acesso a habilidades e recursos especializados, permitindo que a equipe se concentre nas funções essenciais do negócio em si. No entanto, certifique-se de manter uma boa comunicação com seu colaborador para, assim, garantir a integração perfeita.  

TIAnalise o orçamento do setor de TI da sua empresa.

Para obter o equilíbrio necessário da inovação e do controle de custos, é preciso planejamento. Por isso, comece realizando uma análise minuciosa de seus gastos atuais e, a partir disso, busque identificar as áreas para otimização.  

Além disso, considere a possibilidade de aproveitar soluções econômicas que utilizam a nuvem. Outra orientação importante, é implementar negociações estratégicas com seus fornecedores, buscando explorar alternativas de código aberto.  Revisar regularmente o orçamento ajuda a garantir o alinhamento com as metas comerciais e fazer os ajustes necessários. 

TIOs líderes de TI precisam ter uma boa inteligência emocional.

Uma última recomendação, é saber usar a Inteligência Emocional para tomar suas decisões. Desenvolver fortes habilidades de tomada de decisão exige que os líderes estejam cientes, tenham controle e expressem suas emoções de maneira saudável e comedida.  

Líderes não devem deixar que suas emoções assumam o controle ao tomar decisões informadas. Eles devem ter alta Inteligência Emocional para processar e transmitir efetivamente suas decisões e pontos de vista aos outros durante a tomada de decisão.   

Mas conta pra gente: você já enfrentou algum outro desafio no seu dia a dia? Compartilhe suas experiências nos comentários. Vamos aprender e trocar experiências uns com os outros!  

****

*Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte, a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores – e-mail: centric@nbpress.com.br. 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também