5 curiosidades sobre Tibia, o MMO que completa 27 anos
Tecmundo
Nesta semana, Tibia completa 27 anos, e muita coisa aconteceu no universo do game desde que ele chegou, em 1997. De lá para cá, foram muitas histórias, curiosidades adicionadas em seus mapas e, claro, memes que ganharam espaço na rede.
Para homenagear o game e relembrar uma parte dessa grande história, a equipe do Voxel separou abaixo algumas curiosidades sobre o pai dos MMORPGs . Relembre ou conheça esses detalhes a seguir.
PvP de Tibia é um dos ambientes mais visitados por diversos jogadores.
Alguns jogadores não sabem, mas existe uma forma de ativar o PvP em Tibia sem estar no modo War, em Optional PvP.
Caso esteja interessado em batalhar com outras pessoas sem ativar as opções acima, basta convencer o Quara Constrictor de que já envenenou outro jogador. Dessa forma, você poderá encarar outros jogadores que estejam andando pelo mundo do jogo.
Tibia colecionou diversos memes ao longo de sua história. Na época áurea das lan houses , um que ficou bastante popular foi o de Windy de Tenebra, que coleciona milhares de visualizações em qualquer vídeo que traga seu breve diálogo com os membros do clã.
O vídeo ficou bem popular por trazer uma pessoa bastante agitada com o modo PvP do game. E, claro, entre as frases mais clássicas contempladas em pouco mais de 30 segundos de vídeo está a famosa "Sono, seu broxa inútil, vem me ajudar". Impagável!
Tartarugas, ratos e armas são uma clara referência dentro do universo de Tibia.
Seja intencional ou não, Tibia acabou recebendo uma referência bastante peculiar ao longo de sua trajetória: uma associação com as Tartarugas Ninja.
Quem se aventura a explorar a região de Liberty Bay tem a chance de encontrar quatro tartarugas, um rato e algumas armas perto dos cinco personagens. Não precisa de muito para ter uma ideia da referência a Leonardo, Raphael, Michelangelo, Donatello e Splinter em Tibia.
Tibia em breve terá três décadas de história, e por muito tempo gerou curiosidade em várias pessoas por um detalhe importante. Desde a sua origem, ele passou mais de 25 anos como um game mudo, sem nenhum tipo de som.
Isso mudou com uma atualização entregue à comunidade como celebração dos 25 anos do game, sendo implementada ao título em 27 de setembro. Com isso, o título não apenas recebeu efeitos sonoros, como também uma música tema.
“Após 25 anos, este é um grande passo, mas vale a pena dar. Nós encorajamos você a ser curioso, a se aventurar a atravessar as paisagens sonoras do Tibia como o aventureiro que você é”, disse a CipSoft em um comunicado à época.
Muitos olham para Tibia e, em algum momento, já tiveram a curiosidade de vasculhar os motivos de ele ter recebido esse nome. Neste ponto, antecipamos que as coisas eram bem diferentes no começo.
Inicialmente, o game recebeu o nome GIMUD (sigla para Graphical Interface Multi-User Dungeon), mas os criadores perceberam que ele era técnico demais. Após algumas conversas ele passou a ser conhecido como Tibia, sem se dar conta da referência que seria feita em alguns países latinos.
Vale lembrar, por aqui tíbia também é o nome de um osso da perna. Os idealizadores do game só descobriram isso anos depois, o que os levou a adicionar outras áreas que também se baseiam na anatomia. Como exemplos, temos Fibula e Mount Sternum, sendo que o primeiro osso tem o mesmo nome em português e o outro se chama esterno por aqui.
E você, conhece ou lembra de mais curiosidades referentes a Tibia? Compartilhe sua mensagem com os demais leitores do Voxel utilizando as nossas redes sociais.