62% dos usuários de apps de namoro querem ajuda da IA, diz estudo
Tecmundo
62% dos usuários brasileiros de apps de namoro estão interessados em receber ajuda da inteligência artificial (IA) para aumentar suas chances de encontrar um parceiro. Os dados fazem parte do Relatório de Insights sobre Segurança Cibernética 2024 da Norton.
O estudo revelou diversos aspectos do perfil dos usuários brasileiros de apps de namoro. Seis em cada dez estão convencidos de que a IA pode ajudá-los a encontrar um par ideal. Alguns deles utilizariam a ferramenta de maneira mais ativa, enquanto outros se beneficiaram de funcionalidades mais sutis.
De acordo com os dados, quem usa apps de namoro no Brasil investe, em média, oito horas por semana no aplicativo, e mais de R$ 400 ao longo de todo o tempo no qual utilizam o serviço. Essas pessoas estão recorrendo à IA como uma ferramenta útil e versátil, mas com finalidades diferentes:
Golpes nos apps de namoro
Segundo a Norton, os golpes em plataformas online de relacionamento aumentaram 72% no mundo todo, de 2023 para cá. Em parte, o crescimento desse tipo de fraude pode ter sido impulsionado pela IA, principalmente a partir de fotos e vozes adulteradas.
Os dados mostram que 26% dos usuários brasileiros de apps de namoro já se envolveram em algum tipo de fraude. Dentre eles, 81% se tornaram vítimas diretas, enquanto outros 43% disseram que foram enganados por alguém.
Para reduzir as chances de golpes em plataformas digitais de relacionamento, as pessoas devem tentar identificar comportamentos considerados suspeitos, como:
Para quem deseja ter mais segurança ao usar plataformas online, a Norton recomenda o Norton 360, disponível para PCs e celulares.