Home
Tecnologia
7 fatos históricos retratados em filmes e séries
Tecnologia

7 fatos históricos retratados em filmes e séries

publisherLogo
Tecmundo
26/11/2022 15h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15312606/original/open-uri20221126-18-7orsot?1669487584
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Ao longo da história da humanidade, presenciamos diversos fatos que aconteceram de forma marcante. Talvez por conta disso, produtores de cinema e de séries televisivas aproveitaram para realizar retratos precisos desses momentos avassaladores em obras muito interessantes.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com sete recomendações de séries e filmes que contam com fatos históricos desenvolvidos dentro de aspectos ficcionais, todos sob olhares bastante cativantes. Confira logo abaixo!

(Sony Pictures/Reprodução)(Sony Pictures/Reprodução)

Dirigido pela vencedora do Oscar Kathryn Bigelow, o longa-metragem se desenvolve a partir da Guerra do Iraque, quando os Estados Unidos invade o país no ano de 2003. O objetivo era caçar terroristas que estariam envolvidos com os atentados de 11 de setembro. 

Dessa forma, temos na produção a busca incessante a Osama Bin Laden, sobretudo pela agente especial conhecida apenas como Maya (Jessica Chastain). Inicialmente, o filme traria à tona apenas as estratégias adotadas pelo grupo de Maya, porém, com a morte do terrorista em 2011, novos detalhes foram adicionados à trama. 

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)

Desenvolvido em um formato híbrido – que mescla ficção com documentário –, Os Últimos Czares, da Netflix, traz à tona a trajetória de Nikolai II Alexandrovich Romanov, conhecido por ser o último Czar da Rússia.

O personagem (interpretado por Robert Jack) ascende ao trono em 1894 e é executado, junto com sua família, em 1918. Ao longo de seis episódios, a produção tenta reconstituir os fatos históricos para visualizar, de forma ampla, as consequências das ações dos Romanov e de seus algozes.

(Columbia Pictures/Reprodução)(Columbia Pictures/Reprodução)

Baseado no livro de mesmo nome do jornalista Fernando Gabeira, o filme tem como conflito central o sequestro de Charles Burke Elbrick, ocorrido em setembro de 1969, por integrantes de movimentos de esquerda, como o MR-8 e a Ação Libertadora Nacional. 

Na época da ditadura militar, Elbrick consistia no embaixador dos Estados Unidos no Brasil e, para os guerrilheiros, ele poderia servir como “moeda de troca” para a libertação de quinze presos políticos . No elenco, há figuras famosas como Pedro Cardoso, Fernanda Torres, Selton Mello e Luiz Fernando Guimarães.

(HBO/Reprodução)(HBO/Reprodução)

No formato de minissérie, Chernobyl estreou em maio de 2019 na HBO. Com cinco episódios eletrizantes, a produção foca em um dos mais perversos desastres provocados pela ação humana que se tem notícia no mundo. Na Ucrânia de 1986, um acidente na usina nuclear de Chernobyl  deixou sequelas inimagináveis em inúmeras pessoas.

Segundo os dados e fatos históricos, foram contabilizados 31 mortos diretos, 15 mortos indiretos (até o ano de 2011), 6 mil casos de câncer de tireoide, além de quase 15 mil mortos por contaminação em toda a Europa.

(Universal Pictures/Reprodução)(Universal Pictures/Reprodução)

Contando com a direção exímia do cineasta franco-greco Costa-Gravas, o longa-metragem é ambientado no Chile dos anos 1970, que na época vivia sob o regime ditatorial do General Augusto Pinochet. 

A trama retrata o desaparecimento do jornalista estadunidense Charles Horman e a busca de sua esposa, Beth (Sissy Spacek), junto de Ed (Jack Lemmon), o pai de Horman. Aos poucos, em um clima muito angustiante, os dois vão montando as peças de um quebra-cabeça bastante brutal, no qual Ed descobre mais sobre as verdadeiras intenções de seu país natal.

(Netflix/Reprodução)(Netflix/Reprodução)

Disponível na Netflix, a série que retrata diversos acontecimentos da família real britânica chegou recentemente à sua 5ª temporada. Os episódios focam principalmente na Rainha Elizabeth II, já interpretada por Claire Foy, Olivia Colman e Imelda Staunton. 

Contudo, há também outros personagens interessantes, como a Princesa Diana, cuja morte foi retratada na produção. Em agosto de 1997, um ano após ter se divorciado do Príncipe Charles, a princesa (vivida na série por Elizabeth Debicki) foi perseguida em Paris por inúmeros paparazzis, envolvendo-se em um acidente de carro fatal.

(Warner Bros. Pictures/Reprodução)(Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Por fim, é preciso falar de um filme bastante fantasioso, mas que possui diversas considerações sobre fatos históricos importantes. De Guillermo del Toro, O Labirinto do Fauno se passa durante a Espanha Franquista, quando o General Francisco Franco Bahamonde assumiu o poder por meio do sistema político totalitário. 

A protagonista é a jovem Ofélia (Ivana Baquero), que viaja junto de sua mãe grávida para uma base militar comandada por seu novo padrasto, o Capitão Vidal (Sergi López). Como forma de escapismo, a jovem acredita ser a princesa escolhida do submundo, onde não existe qualquer tipo de repressão e violência. 

Gostou do conteúdo? Então, continue ligado aqui no Minha Série para receber mais dicas imperdíveis como essas! 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também