8 dicas para viajar de carro elétrico com segurança
Tecmundo
Os carros elétricos já são uma realidade no mundo. Embora o número desses veículos ainda seja muito menor que os normais, a tendência é que, num futuro não muito distante, eles se tornem comuns no dia a dia, principalmente em relação à economia e preservação do meio ambiente.
Sendo assim, com os modelos comercializados atualmente, é possível até mesmo viajar com carro elétrico para qualquer destino. Entretanto, é preciso estar atento a alguns pontos antes de pegar a estrada, principalmente em relação à autonomia e cuidados com esse tipo de veículo.
Sendo assim, hoje o TecMundo, junto com a GreenV, traz uma lista com oito dicas para viajar de carro elétrico com segurança. Confira!
Antes de fazer a viagem, é primordial que você tenha toda a rota planejada. O motivo são vários, desde ter uma noção real da distância – e do quanto irá levar para completar todo o trajeto – até o mais importante: mapear todos os possíveis pontos de recarga do seu carro elétrico.
Faça o planejamento da sua viagem antes de inicia-la
Isso porque, por conta da baixa autonomia da bateria padrão, dependendo da distância, não será possível fazer toda a viagem apenas com a carga completa da energia do seu carro.
O ideal é optar por rotas onde haja postos de recarga no caminho. Para te ajudar nessa missão há aplicativos, como o Tupinambá Eletropostos, que mostra todos os postos com pontos de carregamento perto de você.
Não é porque seu carro é elétrico que ele não deve ficar livre das manutenções dos veículos comuns. Para isso, verifique componentes do motor como óleo, graxa e líquido de arrefecimento, uma vez que os carros elétricos exigem mais lubrificação em diversas partes da sua engrenagem.
Não esqueça de fazer a manutenção do carro antes da viagem
Além disso, também é preciso verificar a condição dos pneus, principalmente em relação a calibragem. E, claro, o mesmo também vale para o estepe, já que ele é essencial caso aconteça algum problema com os quatro principais.
Assim como qualquer outro gadget eletrônico, como celulares, smartwatches, entre outros, o seu carro elétrico também precisa estar com a bateria totalmente carregada.
Procure sair de casa com a bateria totalmente carregada
Se tratando de uma viagem, cujo percurso provavelmente será maior que o de um dia comum, é primordial que você use a energia total do seu veículo. Até mesmo para que, caso aconteça algum imprevisto em um posto de recarga mapeado , você tenha condições de se dirigir até o próximo.
Nos carros elétricos, a bateria tem a mesma função dos combustíveis nos veículos comuns. Com isso, atividades comuns de viagens, como recarga de celulares e uso do ar condicionado, podem acabar com a energia mais rápido que o planejado, e até mesmo deixar você na mão.
Se possível, evite carregar aparelhos e usar o ar condicionado para não gastar demais a bateria do seu carro elétrico
Sendo assim, analise com atenção cada uma dessas atitudes. Por exemplo, caso não esteja muito calor, opte por abrir as janelas ao invés de usar o ar condicionado. E em relação aos aparelhos, só faça a recarga deles, caso a bateria esteja no final e você precise utilizá-lo, como para se guiar por app de navegação como o Waze.
Na hora de fazer a recarga , é preciso estar atento a alguns pontos. O principal deles é em relação a porcentagem de energia dela. Todas as baterias dos veículos elétricos, depois de atingirem 80%, costumam diminuir o processo de carregamento.
O processo de recarga diminui após ele atingir uma determinada porcentagem alta
Dessa forma, é preciso optar entre voltar à estrada com esses 80%, ou esperar um pouco mais até que ela atinja a carga total. Para isso, você pode fazer um cálculo desses 20% em relação a autonomia do veículo e ver se vale a pena esperar ou não.
Outro elemento primordial para uma viagem é estar com o seguro do veículo em dia. E com os elétricos o cuidado precisa ser maior. Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, é difícil achar mecânicos que possam cuidar de algum eventual problema, da mesma facilidade que os carros comuns.
Esteja com o seguro do seu carro elétrico em dia antes de partir para uma viagem
Com isso, caso ele tenha algum problema durante a viagem, o jeito é acionar o seguro para fazer o resgate, ou até mesmo levá-lo a um estabelecimento que tenha expertise para cuidar destes tipos de carros.
Caso o seu destino seja uma área onde não tenha postos com pontos de recarga, uma opção é você mesmo realizá-la. Para isso, é necessário ter um carregador para que ele utilize a energia elétrica comum, de uma residência padrão, para fazer a restauração da energia.
Usando um carregador adequado, é possível fazer a recarga do seu carro usando uma tomada comum
Entretanto, é preciso que as tomadas sejam aterradas, seguindo o padrão NBR5410 de três pontos. Caso a entrada seja diferente, um adaptador pode resolver o seu problema.
E por fim, é preciso que você redobre as atenções na hora de voltar para casa. Além de fazer uma nova rota, sempre pensando nos postos para realizar a recarga do veículo, geralmente é um momento onde o motorista está mais cansado, e com isso mais desatento.
É preciso ter a mesma atenção na volta para casa
Não custa nada repetir os procedimentos de verificar os componentes do seu carro, como óleo e pneu, e também fazer economia de energia para não gastar mais a bateria do seu veículo do que o planejado anteriormente.
Agora que você já tem boas dicas, é só organizar a sua viagem e curtir sem maiores preocupações pelo caminho.
E você, ficou com alguma dúvida? Conte para a gente em nossas redes sociais!