8 jogos de RPG que marcaram época
Tecmundo
O mundo dos games conta com vários gêneros importantes para o público, e talvez um dos quais a galera tenha mais carinho certamente é o dos RPGs.
Para celebrar a história desse estilo, listamos abaixo 8 RPGs que marcaram época. Claro que não poderíamos colocar todos os nomes aqui, por isso convidamos você a usar as redes sociais do Voxel para compartilhar suas opiniões após visualizar nossos escolhidos. Vamos lá!
A série The Elder Scrolls é bastante conhecida entre os fãs de RPG, mas não há dúvidas de que muitos ainda enxergam o quinto episódio da série como o melhor da franquia e um título que merece constar na lista dos mais influentes do gênero.
Além de um mundo vasto e extremamente rico em detalhes, The Elder Scrolls V Skyrim ainda trazia boas mecânicas de combate e uma identidade única para cada região, com arquiteturas, religiões e hábitos diferentes.
Via de regra, não são todos os jogadores que curtem games difíceis – seja RPG ou qualquer outro –, nos quais um movimento errado pode colocar todo o progresso que não foi salvo correndo direto para o ralo.
Entretanto, foi exatamente a questão da dificuldade que fez com que Dark Souls se tornasse tão popular entre o público, além de todas as possibilidades de exploração e combate.
Vale destacar que ele, inclusive, dita padrões para outros títulos de RPG que ficaram conhecidos como "Soulslike", o que só mostra quão forte é a sua presença no mercado e na comunidade até hoje.
Uma lista de RPGs que marcaram uma geração não seria completa se não falássemos de Chrono Trigger em algum momento, não é mesmo?
O clássico originário do Super Nintendo cativou gerações e é lembrado até hoje pelo seu enredo, trilha sonora, personagens e muitas outras mecânicas que não eram comuns na época, entre elas combinar as habilidades dos personagens.
Ah, outra coisa que foi bastante elogiada na época eram os múltiplos finais e as batalhas que aconteciam na mesma tela de exploração – ou seja, nada de combates aleatórios ou trocas de ambientes, deixando tudo ainda mais dinâmico e divertido.
Sempre há uma disputa sobre qual é o melhor episódio da série Final Fantasy. Para essa lista, vamos trazer Final Fantasy VII como o mais marcante para o público.
Sendo o primeiro título da série de RPG totalmente tridimensional, ele trouxe como novidades a atualização gráfica, invocação de Summons ainda mais hipnotizantes, algumas surpresas no enredo – vai me dizer que não ficou impressionado com a morte de Aerith? – e um vilão que ainda é lembrado por muitos.
A série Dragon Quest é bastante popular entre o público, sendo inclusive mais adorada no Japão que Final Fantasy –sério, as pessoas chegam a dormir em filas nas lojas para comprar um novo título da franquia. E, para muitos, Dragon Quest 5 é o mais marcante.
As mecânicas de batalha aqui não mudaram muito em relação aos títulos anteriores – as batalhas são com visão em primeira pessoa –, mas agora há a possibilidade de recrutar monstros para formar o seu time, dando mais diversidade e variedade para as batalhas.
Além disso, este capítulo da clássica franquia de RPG também trouxe um sistema de geração, acompanhando o protagonista da infância à fase adulta, com direito a casamento e dois filhos que apresentam atributos e habilidades diferentes – e estes variam de acordo com a pretendente escolhida para a vida matrimonial.
O segundo game desse clássico da Blizzard também figura entre os maiores clássicos dos RPGs. Até hoje o título é lembrado pelo seu enredo e o universo apresentado, além de oferecer opções diferentes de gameplay de acordo com a classe escolhida.
Suas memórias são tão marcantes que o game recebeu recentemente uma versão atualizada na parte gráfica e trouxe todos os conteúdos adicionais vistos anteriormente – tudo isso sem perder o charme original.
Talvez muitos não botassem tanta fé quando a Square Enix anunciou que estava produzindo um game de RPG que misturaria elementos da Disney e, na época, Final Fantasy. Porém, o que se provou posteriormente foi um verdadeiro sucesso, com o segundo ganhando mais destaque.
Com a possibilidade de viajar por mundos clássicos da Disney como Ursinho Pooh, O Rei Leão, Piratas do Caribe e muitos outros, Kingdom Hearts 2 evoluiu em vários aspectos, especialmente em sua história e nos combates.
Por fim, fechamos essa lista de RPGs memoráveis com um clássico do Game Boy: Pokémon Yellow. A sua proximidade com o que vimos na animação certamente é o que faz desse game um RPG tão querido por muitos.
De cara temos a chance de seguir em uma jornada com Pikachu, dando a todos uma sensação próximo àquela que Ash teve em sua aventura de estreia.
E então, o que achou do conteúdo? Esperamos que tenha aproveitado todas as dicas e, claro, separado um tempinho para jogar o seu favorito. Para mais listas desse tipo, fique de olho aqui no Voxel e se surpreenda!