Home
Tecnologia
8 referências ao MCU presentes em Homem-Aranha Através do Aranhaverso
Tecnologia

8 referências ao MCU presentes em Homem-Aranha Através do Aranhaverso

publisherLogo
Tecmundo
04/06/2023 14h30
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15588557/original/open-uri20230604-18-1kh7r93?1685900135
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Miles Morales retornou recentemente ao posto de Homem-Aranha, pois o longa-metragem Homem-Aranha Através do Aranhaverso já fez sua estreia nos cinemas. Na nova aventura do herói, ele conhece mais sobre a Sociedade Aranha, que atua no multiverso com a missão de proteger sua existência de todos os perigos possíveis. 

Mas você sabia que a produção também conta com diversas referências ao Universo Cinematográfico da Marvel e aos filmes em que Peter Parker é o Homem-Aranha? Por esse motivo, logo abaixo elencamos alguns desses momentos. Aproveite! Mas atenção, o texto pode conter spoilers, hein.

Logo após derrotar Spot, Miles pede que Ganke Lee, seu colega de quarto, chame a polícia para prender o vilão. Mas parece que Ganke não leva o pedido na esportiva, recusando quase imediatamente ao notar que se ele ajudar Miles, vai se tornar seu “nerd da cadeira”.

Essa referência faz alusão a Ned Leeds (Jacob Batalon), o melhor amigo de Peter Parker (Tom Holland) na trilogia do Homem-Aranha do MCU. Vale destacar ainda que a caracterização do personagem da Marvel foi inspirada diretamente em Ganke nos quadrinhos.

No multiverso, em determinado momento o Homem-Aranha 2099 (dublado originalmente por Oscar Isaac) se lembra dos acontecimentos vistos em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021). Em um diálogo, o personagem cita o Doutor Estranho e o “pequeno nerd na Terra-199999”.

Nesse contexto, é importante lembrar que a Terra-199999 era a designação original para a dimensão trabalhada no MCU, incluindo o conflito central do filme em questão. 

Na ocasião, Peter Parker pede ajuda a Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) para que o mundo esqueça de sua identidade, mas o feitiço acaba dando errado e provoca grandes confusões em todas as linhas temporais.

Em Homem-Aranha 2 (2004), Peter Parker (vivido por Tobey Maguire) precisa enfrentar o cientista Otto Gunther Octavius, mais conhecido como Doutor Octopus (Alfred Molina). 

Com seu visual inconfundível e sua determinação para alcançar seus objetivos, o personagem se tornou um dos maiores antagonistas do Homem-Aranha. 

Talvez por esse motivo, o vilão Spot referencia essa figura tão icônica ao dizer que pode ter o "poder do multiverso na palma das mãos”, tendo em vista que é algo parecido com o que o Doutor Octopus disse anteriormente. 

Outro vilão do universo do Homem-Aranha que também surge como uma referência em um ponto específico do filme é Venom. Na Sony Pictures, esse personagem já teve dois filmes solos para chamar de seu, lançados respectivamente em 2018 e 2021. 

A aparição se dá por meio da Sra. Chen (Peggy Lu), que surge quando Spot consegue viajar pelo multiverso e entra acidentalmente na mesma loja de conveniência que ela.

Em Homem-Aranha: De volta ao Lar (2017), Donald Glover interpreta Aaron Davis, um criminoso também conhecido como o vilão Gatuno. 

O Aaron de Donald Glover também é o tio de Miles Morales no MCU, que retorna em Homem-Aranha Através do Aranhaverso em uma pequena participação.

Quando a Sociedade Aranha está organizando todos os vilões que prendeu para enviá-los de volta aos seus respectivos universos, Gatuno é visto sutilmente entre eles com suas vestimentas roxas. 

Além de falar sobre o Peter Parker de Tom Holland, o Homem-Aranha 2099 também cita o Peter Parker de Andrew Garfield e ainda o Peter Parker de Tobey Maguire ao falar de eventos trágicos canônicos no multiverso. 

Segundo ele, todos os heróis precisam passar por essa experiência para se fortalecer. Dentro desse contexto, alguns exemplos são ilustrados durante sua fala, incluindo a morte do tio Ben (de Martin Sheen e de Cliff Robertson) e do Capitão Stacy (Denis Leary).

Há mais considerações feitas pelo Homem-Aranha 2099 que impactam significativamente a trama de Miles Morales e trazem mais referências ao MCU. 

Quando ele explica ao protagonista sobre como o multiverso funciona, a representação se assemelha muito ao que já foi visto em Vingadores: Ultimato (2019) e a série Loki, do Disney Plus. 

Para fechar a lista, é preciso falar que em praticamente todos os filmes do Homem-Aranha há uma rachadura que precisa ser consertada, como uma ponte que se parte ao meio e apenas um herói com teias muito fortes poderia segurar. 

Embora Miles não necessariamente tenha que passar por isso no novo filme, ao fugir da sede da Sociedade Aranha, o personagem se depara com um jovem que está tentando justamente segurar uma ponte partida com suas teias. 

Isso não te lembra uma cena específica de Homem-Aranha 2 e talvez uma outra em Homem-Aranha: De Volta ao Lar ou ainda mais uma de Homem-Aranha no Aranhaverso? 

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também