99Food encerra delivery e restaurantes temem dependência do iFood
Tecmundo
A 99Food decidiu sair do mercado de delivery de comidas do Brasil. A empresa já começou a notificar restaurantes e entregadores parceiros que a partir de 28 de fevereiro irá encerrar os serviços.
Em comunicado, a empresa afirma que “irá encerrar a operação de intermediação de entregas com entregadores parceiros (modelo Fullservice), e portanto, a entrega será de responsabilidade do próprio estabelecimento".
A plataforma operava em cidades como Belo Horizonte (MG), Curitiba, (PR), São Paulo (SP), Santos (SP), Goiânia (GO), Manaus (AM), Salvador (BA), Niterói (RJ), Fortaleza (CE) e Jaboatão dos Guararapes (PE).
A 99Food é um dos produtos da 99, que é mais conhecida pelo serviço de transporte particular. Disponível em centenas de cidades, a 99 é a principal concorrente da Uber no país.
Preocupação dos restaurantes
O anúncio da 99Food se soma a pelo menos outras três decisões de empresas de abdicarem de realizar serviços de delivery de comidas no Brasil. Em 2019, a espanhola Glovo se retirou do mercado justificando que “para obter sucesso [...] precisaríamos de mais investimento e tempo para penetrar, liderar e alcançar rentabilidade”.
No ano passado, um caso gerou grande repercussão. O Uber Eats parou de entregar refeições por aqui alegando que focaria nas entregas de supermercados e lojas especializadas — pet shops e comércios de bebidas, por exemplo. Antes mesmo do Uber Eats a plataforma Delivery Center já tinha desistido de operar.
E estas saídas causam “apreensão” no setor de restaurantes. Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, pontuou que os empreendimentos estão desistindo por causa da impossibilidade de manter o negócio com a dominância do iFood.
"Este mercado está cada vez mais concentrado e é urgente que o Cade [Administrativo de Defesa Econômica] decida sobre os processos envolvendo o iFood, sob pena de não termos concorrência, trazendo prejuízo aos que estão em posição mais frágil para negociar - os bares e restaurantes, cada vez mais dependentes de um único app de entregas”, alertou.
Solmucci se refere às reclamações abertas pelo Rappi e pela própria Abrasel no Cade contra o iFood. Em uma destas ações, as entidades reclamaram da dominância do iFood no país e de supostas práticas anticompetitivas que a marca adota.
O presidente da associação representativa sustentou que agora com a saída da 99Food, o mercado brasileiro se encaminha para um monopólio que pode trazer “custos elevados tanto para o setor quanto para os consumidores”.
O que diz o iFood
O TecMundo entrou em contato com o iFood para verificar se a empresa se posicionaria sobre o assunto. Porém, a companhia não havia retornado o contato até o fechamento do texto.