Home
Tecnologia
A Chegada: entenda o final do filme de ficção científica na Netflix
Tecnologia

A Chegada: entenda o final do filme de ficção científica na Netflix

publisherLogo
Tecmundo
13/06/2023 19h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15603051/original/open-uri20230613-18-1cy5gbd?1686693826
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

O filme A Chegada (2016), dirigido por Denis Villeneuve e disponível na Netflix, cativou o público com sua trama complexa e um final que desafia as expectativas. A história acompanha a Dra. Louise Banks (Amy Adams), uma linguista renomada, recrutada pelo governo para estabelecer a comunicação com seres extraterrestres que chegaram à Terra.

No desenrolar do filme de ficção científica , Louise começa a aprender a língua alienígena e a decifrar sua forma não linear de comunicação. Os "Heptapods", o nome dado aos alienígenas pelos humanos, usam uma linguagem escrita com cada símbolo criando um pensamento complexo e uma estrutura de frase em um segundo.

O símbolo é escrito na forma de um círculo, escrevendo o início e o fim da frase simultaneamente. A comunicação escrita dos Heptapods reflete a maneira como eles percebem o tempo: circular em vez de linear. A descoberta dessa informações é o que nos leva ao grande plot twist de A Chegada!

A Chegada (2016) ganhou o Oscar de Melhor Som.A Chegada (2016) ganhou o Oscar de Melhor Som.

No final de A Chegada, Louise Banks (Amy Adams) e Ian Donnelly (Jeremy Renner) ficam maravilhados enquanto assistem os Heptapods desaparecerem no espaço , deixando para trás sua "arma", a linguagem alienígena, para a Terra usar quando eles precisarem de ajuda em 3.000 anos.

É nesse momento que o espectador percebe que já assistiu à história do casal e da família que constroem juntos. No desfecho do filme, descobrimos que as visões de Louise não são flashbacks, mas flashforwards. Ela está vendo momentos de sua vida futura, incluindo momentos com sua filha Hannah.

Embora o filme sorrateiramente nos faça pensar que Louise está relembrando diferentes memórias da filha, na verdade, ela está vivendo os dois momentos ao mesmo tempo . Outra revelação surpreendente é que Hannah é fruto do seu casamento com Ian.

A ideia de que Louise agora é capaz de ir e vir na linha do tempo se confirma quando vemos ela recitar as palavras da esposa moribunda do General Shang (Tzi Ma). A protagonista recita uma frase, por telefone, enquanto ele conta as mesmas palavras em uma festa de gala em algum momento no futuro.

Essa nova forma de percepção temporal que Louise adquire também faz com que a personagem tome decisões que parecem contraditórias. A protagonista escolhe ter um relacionamento com Ian e ter uma filha, mesmo sabendo que Hannah terá uma vida curta devido a uma doença terminal.

Amy Adams e Jeremy Renner em A Chegada (2016).Amy Adams e Jeremy Renner em A Chegada (2016).

O final de "A Chegada" aborda a questão do livre-arbítrio, do poder do amor e da conexão humana, mesmo quando sabemos o que está por vir. Louise é a prova disso, quando opta por abraçar o amor e a alegria que sua filha trará, apesar da dor que acompanha a perda futura.

Uma meditação emocionante sobre o tempo, a comunicação e as escolhas que fazemos diante do inevitável! E aí, o que você achou do filme disponível para streaming na Netflix?

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também