A comunicação da sua empresa pode ser catalisadora de um grande processo inovativo
Tecmundo
Criar uma cultura de inovação em uma organização é um trabalho complexo e contínuo. Não se trata apenas de implementar novas tecnologias, mas de ter um time que verdadeiramente pensa e age de maneira inovadora e autônoma .
É aquela que valoriza a criatividade, a experimentação, a colaboração e a busca constante por melhorias e soluções disruptivas. Como líder, é meu trabalho criar um ambiente que permita tudo isso, e parte desse processo é deixar claro o que é esperado e o que os colaboradores podem fazer dentro desse cenário.
Para estabelecer e evoluir o tipo de comunicação que resolve essas questões e foca na inovação, é preciso estabelecer alguns princípios. São eles:
Os objetivos e a visão da empresa em relação à inovação precisam ser transparentes. Isso envolve comunicar a importância da inovação para o sucesso do negócio, os desafios enfrentados, as metas a serem alcançadas e a direção estratégica que deve ser seguida. Uma comunicação clara e alinhada ajuda a criar uma compreensão compartilhad a e um senso de propósito na equipe.
A inovação muitas vezes implica em mudanças e transformações nos processos organizacionais. Nem sempre isso será visto com bons olhos, porque mudar é realmente difícil e várias pessoas podem ser resistentes a princípio.
Portanto, é papel da gestão garantir que essas transformações aconteçam da melhor maneira possível, apoiando os colaboradores em suas dificuldades e não fazendo com que se sintam mal por ainda estarem aprendendo. Forneça informações claras e relevantes e envolva a equipe inteira nas mudanças. Procure manter todos engajados e esteja também aberto às ideias que eles podem trazer para esse processo.
Não esqueça: a inovação pode vir de qualquer lugar , a qualquer momento. A criação de uma cultura inovadora permite que surjam mais espaços na empresa para isso, e que todos estejam de olhos abertos para quando verem uma oportunidade. Não subestime nenhuma ideia, tentativa ou até falha, porque mesmo os erros ensinam algo.