A mobilidade elétrica fará, cada vez mais, parte da nossa rotina
Tecmundo
Por Marcos Nogueira
De forma direta, mobilidade elétrica é a eletrificação dos meios de transporte , com a troca dos combustíveis fósseis por eletricidade, para a locomoção. Diversos modais já utilizam essa propulsão mais eficiente, como ônibus, carros, motos e scooters, bicicletas e patinetes. Mas a revolução elétrica vai muito além. Ela já é realidade e transforma o ambiente onde vivemos, abrangendo todo o planeta.
Além de ser uma escolha sustentável, a adoção da mobilidade elétrica proporciona a redução de agentes causadores de danos ao meio ambiente. Quase uma unanimidade entre cientistas e estudiosos, o transporte de pessoas e cargas, por meio de veículos elétricos, é uma das maiores apostas dos próximos anos, graças ao avanço tecnológico atual. Ou seja, é a “eletrificação de tudo” que já é realidade!
A eletrificação está em expansão, especialmente no Brasil, que trabalha para reduzir os impactos ambientais por meio desses veículos.
A cidade de São Paulo, metrópole mais pulsante do Brasil, conta hoje com o maior número de veículos elétricos circulantes. Outras cidades do país também já contemplam, em suas ruas e avenidas, o crescente aumento do número de modelos elétricos em circulação.
Outro indicador que mostra facilmente o reflexo dessa transformação, é o aumento exponencial no número de estações de carregamento pelas cidades , principalmente em shoppings, estacionamentos e em empreendimentos comerciais – novos e com retrofit nos mais antigos. Novos eletropostos começam a ganhar espaço na paisagem, muitos em “postos de abastecimento” puramente elétricos!