A Terra recebeu uma 'mensagem alienígena' que precisa ser decifrada
Tecmundo
Recentemente, cientistas decidiram realizar um teste para entender como seria se a humanidade recebesse uma "mensagem alienígena" . Na última quarta-feira (24), uma sonda enviou a tal mensagem de fora da Terra, que chegou em cerca de 16 minutos.
O experimento faz parte do projeto A Sign In Space (um sinal no espaço, em português), criado pela artista plástica Daniela de Paulis, residente no SETI e no Observatório Green Bank. Conforme Paulis explica, a mensagem foi enviada em códigos e o objetivo é realizar um tipo de jogo, em que reunirá pessoas da comunidade acadêmica e do público geral em todo o mundo para decifrá-la.
A mensagem foi enviada às 16h (horário de Brasília) da última quarta-feira (24), por meio de uma sonda marciana da missão ExoMars Trace Gas Orbiter (TGO), da Agência Espacial Europeia (ESA). Em menos de 20 minutos, os dados da "mensagem alienígena" foram recebidos pelos telescópios Allen Telescope Array e Robert C. Byrd Green Bank Telescope, do Instituto SETI e do Green Bank Observatory, respectivamente. O observatório da Estação Radioastronómica de Medicina também captou os dados.
“O objetivo do projeto é envolver a comunidade mundial de Busca por Inteligência Extraterrestre, profissionais de diversas áreas e o público em geral, na recepção, decodificação e interpretação da mensagem. Esse processo exigirá cooperação global, estabelecendo uma ponte sobre os tópicos do SETI, pesquisa espacial e sociedade, em várias culturas e campos de especialização”, é descrito no site oficial do projeto.
O projeto faz parte do SETI, um instituto dedicado na busca pela vida fora da Terra.
Após o recebimento, os dados foram enviados para um servidor dedicado no site Filecoin , que permite qualquer pessoa fazer o download dos arquivos. Assim, os entusiastas podem baixar os dados brutos dos observatórios e analisar os arquivos para tentar decodificá-los; inclusive, o projeto oferece algumas instruções sobre como analisar os dados.
O intuito é mostrar que, caso o planeta Terra receba uma mensagem de uma civilização extraterrestre em algum momento, é importante que os dados dessa mensagem sejam divulgados para toda a humanidade. Dessa forma, pessoas em todo o mundo, de diferentes profissões e áreas, poderiam juntar as forças para decifrar os dados.
“Ao longo da história, a humanidade buscou significado em fenômenos poderosos e transformadores. Receber uma mensagem de uma civilização extraterrestre seria uma experiência profundamente transformadora para toda a humanidade. A Sign in Space oferece a oportunidade sem precedentes de ensaiar e se preparar de forma tangível para esse cenário por meio da colaboração global, promovendo uma busca aberta por significado em todas as culturas e disciplinas”, explica de Paulis.
Daniela diz que não será uma mensagem fácil de ser decodificada e, para ela, é muito importante que a civilização esteja trabalhando em cooperação. Não é à toa que a equipe do A Sign In Space sugere que a melhor política em um pós-primeiro contato com alienígenas é a divulgação completa.