Adobe lança nova versão da IA generativa Firefly e melhora uso no Photoshop
Tecmundo
A Adobe apresentou nesta terça-feira (23) duas novidades relacionadas ao serviço de inteligência artificial (IA) generativa da companhia. Uma delas é o Firefly Image 3, a nova geração do seu próprio modelo de linguagem.
De acordo com a empresa, o Firefly Image 3 é uma melhora considerável na plataforma de IA generativa da marca. Ele é capaz de criar ilustrações em maior qualidade, entender de forma mais precisa os comandos de texto e replicar estilos, cores e detalhes com criatividade — incluindo elementos virtuais mais fotorrealistas.
A nova geração da IA da Adobe está disponível em Beta a partir de hoje no Photoshop e no aplicativo do Firefly para navegadores .
Usuários com contas gratuitas da Adobe têm direito a alguns créditos sem custo para experimentar a nova geração. Ela inclui ainda recursos como edição ou substituição de elementos em fotos e o preenchimento de arquivos, que completa as laterais de uma imagem com conteúdos feitos artificialmente.
Novidades do Firefly no Photoshop
Além da nova versão, a IA generativa da Adobe agora tem mais ferramentas embutidas no editor de imagens Photoshop.
Também liberados hoje em Beta e com previsão de lançamento estável para o final do ano, os novos recursos do Firefly Image 3 ampliam as possibilidades de edição automatizada no aplicativo.
No geral, o Photoshop agora tem um preenchimento Generativo mais avançado graças ao novo modelo de IA. Segundo a Adobe, isso "leva a qualidade fotográfica a outro patamar" no serviço.
Uma das novas funções é o "Texto para imagem", para você pode criar algo personalizado via prompts do zero — incluindo pessoas, lugares e objetos.
O Photoshop agora também é capaz de gerar fundos para um arquivo de imagem, como uma foto de produto. Já o recurso "Gerar similar" cria múltiplas variações da sua imagem favorita sem precisar de novos comandos de texto, para que você escolha o melhor resultado.
Outra adição importante é a função "Imagem de referência". Nela, o usuário envia uma ilustração ou seleciona criações da comunidade para servir de exemplo, no aguardo para que a IA crie algo semelhante.