Home
Tecnologia
Ainda vale a pena se especializar na área de Tecnologia?
Tecnologia

Ainda vale a pena se especializar na área de Tecnologia?

publisherLogo
Tecmundo
24/06/2023 12h00
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
https://timnews.com.br/system/images/photos/15620820/original/open-uri20230624-18-neos1t?1687618907
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE

Mesmo em momentos de crise econômica, a área de Tecnologia segue sendo requisitada em todos os cantos do mundo. Contudo, as notícias sobre demissões em grandes empresas do setor têm feito muita gente se perguntar se ainda vale a pena se especializar nessa área.

Neste texto, abordamos esse assunto para esclarecer todas as suas principais dúvidas sobre o assunto, para que você saiba se é vantajoso até trocar de área para focar no mercado de trabalho de programação ou de desenvolvimento, por exemplo. 

Mercado de Trabalho em TIAs notícias de demissões em grandes empresas deixaram muita gente assustada.

A boa notícia é que, mesmo com as notícias de levas de demissão, a área de Tecnologia da Informação segue crescendo. Apenas entre janeiro e outubro de 2022, conforme levantamento do portal Empregos.com.br, mais de 70 mil vagas foram abertas, significando um aumento de 34,3% na oferta de empregos.

Para entender como isso é possível, é necessário lembrar que a área de TI não se resume aos grandes players, como o Google, a Amazon e a Meta. Uma vez que a tecnologia está hoje praticamente em todos os lugares, esta é uma área de atuação muito ampla, em que há contratações dentro de vários tipos de empresa.

Para Ana Paula Gonçalves Serra, coordenadora do curso de Ciência da Computação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), houve uma certa diminuição de vagas porque muitos cargos foram cortados após a pandemia, já que não havia mais a necessidade deles. Isso explicaria esse "esfriamento" temporário do mercado de TI.

Os profissionais costumam ser atraídos para o setor por conta de diversos aspectos, como salários atrativos, demanda de mercado e a possibilidade de trabalhar em casa. Entretanto, conforme relatam alguns especialistas da área, o que pode ocorrer a curto prazo é uma mudança nos requisitos demandados a esses trabalhadores.

Segundo declarou ao G1 Viviane Sampaio, que é gerente de recrutamento para TI, as novas vagas deverão ser mais voltadas a profissionais que estão começando a atuar neste mercado. Isso significa que será requisitado menos experiência, o que favorece os novatos, mas também oferece remuneração menor.

Carreia na área de TIAs oportunidades em TI têm feito muita gente cogitar uma mudança de carreira.

Muita gente também se questiona se vale a pena mudar de uma carreira já consolidada para começar a se aprimorar em TI. Afinal, esta é uma área em que há mais vagas do que algumas outras, e inclui a possibilidade de crescimento rápido - caso haja dedicação, é claro.

Especialistas afirmam que o esforço é válido, mas é importante recordar que a TI demanda de conhecimentos e habilidades específicos que precisam ser priorizados. Como é um setor em constante evolução (talvez nada mude mais rápido do que as tecnologias!), é preciso se atualizar constantemente.

Por isso, uma boa estratégia seria fazer uma transição gradual e bem planejada, ao invés de tomar uma decisão impulsiva. Se este é seu caso, a sugestão é fazer um plano de mudança. Isso envolve, por exemplo, estudar o mercado de TI, avaliar os custos que envolverão essa transição (quanto você precisará investir em tempo e dinheiro para os seus estudos, como arcar uma segunda graduação ou especialização) e se você tem perfil para atuar no setor.

Outra dica legal é, assim que você começar a se preparar, procurar fazer trabalhos freelancer paralelamente ao seu emprego atual. Deste modo, você pode ter mais segurança para decidir se Tecnologia é mesmo para você.

Tecnologia carreiraAs novas tecnologias de Inteligência Artificial irão demandar profissionais bem preparados.

Quer se jogar na área de TI? Então vale a pena saber quais são os ramos da profissão que prometem crescer nos próximos anos. O mais tradicional, claro, é a programação, que consiste no processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computadores e de softwares diversosUma vez que todas as empresas hoje precisam ter inserção digital, é um trabalho que tende apenas a aumentar.

Mas há outros ramos em ascensão. Hoje vemos o surgimento de novas tecnologias de inteligência artificial, o que vai demandar cada vez mais de profissionais preparados a lidar com elas. Da mesma forma, necessita-se que gente que saiba atuar na parte de logística de grande quantidade de dados, cibersegurança, e outros aspectos emergentes da área.

Emilia Cappi, diretora comercial e de arquitetura de soluções da Finch, afirma que a chave hoje é ficar de olho nas novas tendências. "Há uma expectativa para o ano de 2023 de que a demanda por programadores continue em amplo crescimento. Hoje, o grande desafio é a falta de profissionais capacitados para lidar com as novas tecnologias que surgem a cada dia", falou, em entrevista ao G1.

Curtiu este conteúdo? Então confira aqui no TecMundo as demais matérias que preparamos que compartilham todas as novidades da área de Tecnologia.

Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião do TIM NEWS, da TIM ou de suas afiliadas.
icon_WhatsApp
icon_Twitter
icon_facebook
icon_email
PUBLICIDADE
Confira também